Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

MACONHA e o SISTEMA IMUNOLÓGICO

Uma equipe internacional de imunologistas que estuda os efeitos da cannabis descobriu como a maconha pode desencadear a supressão da função imune do organismo. A pesquisa revela porque os consumidores de cannabis são mais suscetíveis a certos tipos de câncer e infecções.
A equipe, liderada pelo Dr. Prakash Nagarkatti da Universidade da Carolina do Sul, concentrou suas pesquisas no canabinoides, um grupo de compostos encontrado na planta de cannabis, incluindo o THC (delta-9 tetahydrocanabinol), que já está sendo usado para fins médicos, como o alívio da dor.
"A maconha é uma das drogas mais usadas no mundo inteiro e acredita-se que ela suprima funções imunes, fazendo com que o usuário seja mais suscetível a infecções e a alguns tipos de câncer", disse o Dr. Nagarkatti. "Acreditamos que a chave para essa supressão seja um único tipo de célula imunológica, que só recentemente foi identificada, chamada célula supressora derivada da mieloide, MDSCs".
Enquanto a maioria das células do sistema imune luta contra infecções e cânceres, as MDSCs suprimem o sistema imune. Sabe-se que a presença dessas células aumenta nos pacientes com câncer e acredita-se que MDSCs possam suprimir o sistema imunológico contra o tratamento do câncer, na verdade, promovendo o crescimento do câncer.
A equipe do Dr. Nagarkatti demonstrou que os canabinoides podem desencadear um grande número de MDSCs por meio da ativação de receptores canabinoides.
Esta pesquisa revela, pela primeira vez, que os canabinoides da maconha podem suprimir o sistema imunológico ativando essas células. "Estes resultados levantam questões interessantes sobre se o aumento da susceptibilidade a certos tipos de câncer ou de infecções causadas por fumar maconha resultam da indução de MDSCs", disse Nagarkatti.
"MDSCs parecem ser células únicas e importantes que podem ser desencadeadas pela produção inadequada de determinados fatores de crescimento de células cancerígenas ou outros agentes químicos, tais como canabinoides, que levam à supressão da resposta do sistema imune."
"Dr. Nagarkatti afirma que se por um lado, devido à sua natureza imunossupressora, os canabinoides podem causar aumento da susceptibilidade ao câncer e infecções, por outro lado, eles podem vir a serem utilizados no tratamento de um grande número de distúrbios clínicos onde a supressão da resposta imune é necessária". (Fonte: European Journal of Immunology, 24/11/2010/ http://emedix.uol.com.br/not/not2010/10nov24imu-eji-nsr-maconha.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário