Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

HOSTILIDADE MARITAL

No mundo todo, o número de indivíduos que sofrem de transtornos depressivos tem aumentado. As causas da depressão variam de pessoa para pessoa, mas um novo estudo da Universidade do Missouri, nos EUA, indica que a hostilidade do parceiro é um fator que contribui para a doença. Quanto mais tempo esposas compartilham o espaço com cônjuges violentos, maiores as chances de sintomas de depressão se tornarem cada vez piores.
“No estudo, a hostilidade marital, especialmente por parte dos maridos, esteve relacionada diretamente com o aumento dos sintomas de depressão nas esposas”, diz Christine Proulx, pesquisadora envolvida no estudo. “Os resultados deixam claro que o nível de hostilidade dentro do relacionamento tem um efeito devastador nos casais e isso continua enquanto durar o casamento.”
Esposas com comportamentos violentos, entretanto, não causam o mesmo efeito nos homens, a não ser que estejam associados a eventos traumáticos, como a morte de alguém próximo ou a perda do emprego.
“É importante que os profissionais de saúde que acompanham pacientes do sexo feminino estejam atentos a esse tipo de informação. É necessário ter em mente que um relacionamento estressante pode piorar os sintomas da depressão e muitas vezes refletir na saúde. Como as pessoas reagem a esse tipo de evento pode significar muito para a saúde emocional e o bem-estar físico em longo prazo”, finaliza Proulx. (Fonte: O que eu tenho? com informações da University of Missouri-Columbia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário