Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CRIANÇA e ASMA

A asma é uma doença freqüente na infância, sendo comum que a primeira crise surja antes dos 4 anos de idade. O diagnóstico é mais difícil por que as crianças não sabem expressar o que estão sentindo e os chiados nessa idade podem sinalizar várias doenças.
Em crianças pequenas, as vias respiratórias são estreitas e delicadas, estando mais sensíveis aos agressores do ambiente como alérgenos, vírus e bactérias. As doenças respiratórias, principalmente as causadas por vírus, são muito comuns na criança pequena sendo freqüentemente observada a presença de chiado no peito.
Quando se suspeita de asma, uma das primeiras investigações que se deve fazer é referente ao histórico familiar, pois cerca de um terço de todos os asmáticos possui um parente (pais, avós e irmãos) com asma ou com outra doença alérgica.
Nas crianças geneticamente predispostas o chiado pode persistir até mais tarde e então ficar mais evidente a presença de asma.
É importante informar ao pediatra a presença de: asma na família – pais, tios ou irmãos com asma; chiadeira quando bebê ou quadros mais intensos de bronquite; alergias na pele; coriza (catarro esbranquiçado) mesmo não estando resfriado.
Crianças asmáticas comumente apresentam outras doenças alérgicas como rinite e eczemas. Nas crianças pequenas, a rinite prolongada pode fazer com que a criança respire com a boca aberta, causando redução do apetite, agitação e roncos durante o sono. (Fonte: http://www.asmasobcontrole.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário