Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EXERCÍCIOS FÍSICOS e DOENÇAS CRÔNICAS

A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas, como doença cardíaca e artrite, segundo recente estudo da Universidade da Geórgia, nos EUA.
“Nossas descobertas se unem ao crescente corpo de evidências de que as atividades físicas, como a caminhada e a musculação, se tornam o melhor remédio que os médicos podem prescrever para ajudar seus pacientes a se sentirem menos ansiosos”, destacou o pesquisador Matthew Herring, líder do estudo.
Avaliando 40 estudos sobre o efeito dos exercícios em pessoas com doenças crônicas - incluindo um total de 3 mil pessoas que sofriam de esclerose múltipla, doenças cardíacas, câncer e artrite, entre outras doenças crônicas -, os pesquisadores observaram que aqueles que se exercitavam regularmente relatavam uma redução de 20% nos sintomas de ansiedade. E, segundo os autores, em 90% dos estudos avaliados, as atividades físicas foram associadas à redução de sintomas como preocupação, apreensão e nervosismo.
Os especialistas afirmam que os resultados são importantes, porque a ansiedade é comum em pessoas com doenças crônicas e pode ter um efeito negativo em sua saúde, pois pessoas ansiosas são menos propensas a seguir os tratamentos indicados.
“Nosso trabalho apoia o uso de exercícios para tratar uma variedade de condições de saúde física e mental, com menos riscos de eventos adversos do que as medicações”, concluíram os autores.(Autor: Leandro Perché/Fonte: Boa Saúde/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário