Pesquisadores buscaram identificar os fatores associados com as tentativas de suicídio entre os idosos. Para isso, compararam as características sociais, psicológicas e psiquiátricas de pessoas com 70 anos ou mais que tentaram o suicídio com uma amostra representativa da população; foram excluídas pessoas com pontuação menor que 15 no mini-mental.
Participaram 103 pessoas que procuraram atendimento médico após uma tentativa de suicídio (57 mulheres e 46 homens, idade média 80 anos), que foram comparados com um grupo pareado por sexo e idade (n=408).
Os fatores associados com a tentativa de suicídio incluíram não ser casado, morar sozinho, baixo nível escolar, história de tratamento psiquiátrico e uma tentativa de suicídio anterior. Não foi observada associação com a demência. O odds ratio esteve aumentado tanto para a depressão maior (OR 47,4) e menor (OR 2,6). Foi observada uma associação entre a solidão e as tentativas de suicídio numa relação independente da depressão (OR 2,8).
A conclusão foi que as associações observadas espelharam aquelas que foram previamente apresentadas para o suicídio. Os resultados podem ajudar nas decisões clínicas na avaliação do risco de suicídio e um grupo idade e vulnerabilidade aumentadas. (Fonte: Am J Geriatric Psychiatry. Volume 18, Issue 1, Jan 2010. Pages 57-67/SIS.SAÚDE)
Autor:
Fonte: Bibliomed
Nenhum comentário:
Postar um comentário