Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ACUPUNTURA e CÓLICAS MENSTRUAIS

Para as mulheres, uma novidade que agrada: a acupuntura pode ajudar no combate às cólicas menstruais.
A conclusão, publicada na revista especializada British Journal of Obstetrics and Gynaecology, é de pesquisadores sul-coreanos que analisaram 27 estudos sobre o assunto que envolveram mais de 3.000 mulheres em todo o mundo.
As cólicas menstruais, mais intensas em algumas mulheres, podem ser acompanhadas de náusea, diarreia, enxaqueca e dor nas costas. Os tratamentos mais conhecidos incluem medicamentos, compressas de água quente e exercícios físicos. De acordo com a revisão de antigos estudos, as diferentes formas de acupuntura também podem ser incluídas na categoria de tratamentos.
O método, no entanto, está longe de um consenso. A acupuntura tradicional consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo descritos pelos acupunturistas como "meridianos de energia" - um conceito sem nenhuma evidência científica, garantem alguns cientistas.
Pela análise feita pela equipe do Kyung Hee Medical Centre, as pacientes com fortes cólicas menstruais relataram uma redução maior das dores quando tratadas com sessões de acupuntura do que com medicamentos tradicionais. Apesar dos indícios positivos, os pesquisadores alertam que ainda não está claro se o que alivia as dores é o simples ritual da acupuntura - que atuaria como um espécie de placebo - ou se as agulhas realmente provocam uma alteração no sistema nervoso e no cérebro.
Sem uma resposta clara, os cientistas sul-coreanos afirmam que a análise de estudos antigos apontam apenas para uma "evidência promissora" no uso de acupuntura no combate às cólicas que atormentam muitas mulheres. Eles ressaltam que outras pesquisas ainda precisam ser feitas. Segundo eles, existem falhas metodológicas em alguns estudos revisados e as conclusões recentes devem ser interpretadas com cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário