Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

REDUÇÃO DO SAL NA DIETA

Existe uma relação direta entre a ingestão de sal na dieta, hipertensão arterial e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Reduzir a ingestão de sal na dieta é um grande desafio, pois estima-se que 70% do sal consumido seja oriundo de comidas industrializadas e não da adição do sal durante o consumo ou preparo dos alimentos.
Uma redução de até 3 gramas de sal ao dia (1200mg de sódio por dia) pode diminuir o número de casos anuais de doenças cardiovasculares.Uma recente pesquisa publicada na conceituada revista New England Journal Medicine, estimou que esta redução acarreta:
- Uma diminuição anual de 60 mil a 120 mil novos casos de doenças coronarianas (formação de placas de gorduras nas artérias do coração);
- Uma diminuição anual de 32 mil a 66 mil novos casos de derrame cerebral;
- Uma diminuição anual de 54 mil a 99 mil novos casos de ataque cardíaco;
- Uma diminuição anual de 44 mil a 92 mil novos casos de morte por qualquer origem.
A melhoria na saúde cardiovascular seria semelhante a uma grande redução no consumo de cigarro, na obesidade e dos níveis de colesterol.
Retirar da dieta 3 gramas de sal ao dia pode levar a uma economia de até 24 bilhões de dólares nos custos anuais com cuidados de saúde. Mesmo uma redução modesta de 1 grama por dia, adquirida gradualmente entre 2010 e 2019, seria mais efetiva que o uso de remédios para reduzir a pressão arterial em hipertensos.
(Fonte: Portal do Coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário