Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CINZA É A COR DA TRISTEZA!

O cinza é a cor da tristeza - foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza. O mesmo aconteceu com pessoas que sofrem de anorexia.
O estudo ouviu cerca de 300 pessoas - 100 delas diagnosticadas com depressão. A maioria das pessoas saudáveis, por sua vez, escolheu o amarelo para expressar a alegria que sentiam.
Segundo Peter Whorwell, coordenador do estudo, as cores podem ser dividas em três grupos distintos. "Frequentemente, utilizamos as cores para descrever emoções, como, por exemplo, 'estar verde de raiva'. Quando usamos esses resultados para separar as cores em positivas, negativas e neutras, descobrimos que indivíduos depressivos mostram uma preferência por cores negativas, ao contrário do que se vê nos indivíduos saudáveis", explicou o pesquisador.
Com o resultado da pesquisa - realizada por equipes da Universidade de Manchester - os cientistas desenvolveram uma cartela de cores que poderá ser utilizada para estudar o estado de saúde e de humor de pacientes, e até avaliar a evolução de tratamentos clínicos. Além disso, a cartela de cores pode auxiliar no diagnóstico de pacientes cujo o contato verbal é limitado, como as crianças.
Os resultados da pesquisa foram agora publicados na revista especializada BMC Medical Research Methodology. (Fonte: Veja.com)


Todas as notícias de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário