Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

DERMATOGLIFIA ?

"Alguma vez você já se perguntou porque não consegue ficar tanto tempo praticando uma atividade aeróbica, devido ao cansaço? Ou ver que seus músculos não crescem tanto quanto os do seu amigo apesar de os treinos serem idênticos? A resposta é que o seu corpo reage ao estímulo de modo diferente, em função do tipo de fibra muscular que ele é constituído.
Através da DERMATOGLIFIA do latim, dermo, significando “pele”; e do grego, glypha, significando “gravar”, que é um método Russo ---desenvolvido em Moscou e trazido ao Brasil pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho, professor da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que concluiu sua tese de doutorado sobre o assunto naquele país--- é possível com a coleta das impressões digitais de seus dez dedos das mãos, revelar o tipo de massa muscular, herdada geneticamente dos seus pais que é definida durante o terceiro e sexto mês de gestação.
Na prática, esta informação pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de exercício físico que trará melhores resultados para você, pois com a dermatoglifia é possível identificar seus pontos fracos e fortes, pessoais e intransferíveis e, a partir daí, montar um treino focado no seu potencial genético. Conclusão: os resultados são mais rápidos e seu treino é mais eficiente, o que irá motivá-lo a prática da atividade física". (Fonte: http://www.dermatoglifia.com/)
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
É o estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético do indivíduo. Através dessa análise é possível descobrir as aptidões esportivas e algumas patologias e defeitos do desenvolvimento. O Estudo da dermatoglifia é realizado com três tipos de desenhos encontrados nas digitais dos dez dedos do indivíduo: arco, presilha e verticilo.
A dermatoglifia vem sendo bastante utilizada na área do desporto, pois através dessa é possível analisar as qualidades físicas de um atleta. Dessa forma, é possível direcionar o atleta para a área ou posição que ele tem maior aptidão.
Para o desporto, os desenhos das digitais têm os seguintes significados:
- Arco: muita força, porém baixo nível de coordenação motora;
- Presilhas: velocidade e explosão;
- Verticilo (rodamoinho): força, velocidade e resistência.




(Fonte:Brasil Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário