Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

RECIDIVA DE ATAQUE CARDÍACO

Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente. Esse oxigênio é fornecido pelo sangue dos vasos sanguíneos, conhecidos como artérias coronárias.
Um coágulo sanguíneo ou placas (fragmentos de colesterol) em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, o que acarreta prejuízos ao coração. Dependendo da duração desse bloqueio, uma parte do coração morre, fazendo com que pare de funcionar corretamente. Tanto homens como mulheres são vítimas de ataques cardíacos e o risco aumenta com a idade.
Um estudo publicado na edição de fevereiro da revista especializada Circulation alerta que os pacientes que já sofreram ataques cardíacos não estão tomando as medidas necessárias para evitar um segundo ataque.
De acordo com a pesquisa, realizada pela Universidade de Ghent, na Bélgica, mais de 25% desses pacientes não melhoram sua dieta nem praticam exercícios físicos na medida certa - cuidados que podem reduzir pela metade a chance de um segundo ataque, dizem os médicos. Além disso, mais da metade dos pacientes precisaram de remédios para evitar um novo ataque e ainda um terço dos fumantes não deixaram o vício.
Guy De Backer, coordenador do estudo, afirma que a pesquisa aponta que a mudança dos hábitos dos pacientes merece mais dedicação e é parte importante do tratamento.
"Os resultados indicam que devemos dar mais atenção às mudanças no estilo de vida. No entanto, este e outros estudos apontam que nem sempre isso é fácil de se conseguir, ainda mais depois de um ataque cardíaco". (Fonte: Veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário