Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ONDAS SONORAS TERAPÊUTICAS

Um equipamento usado pela Universidade de Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, produz ondas sonoras tão direcionadas que pode destruir coágulos sanguíneos no cérebro humano. Se vingar, a tecnologia poderá dar fim ao uso de remédios e cirurgias delicadas, como tratamento para o acidente vascular cerebral, conhecido como AVC. O problema ocorre quando um vaso de sangue rompe no cérebro ou um coágulo bloqueia uma artéria e atrapalha o fluxo sanguíneo para o cérebro. 
O aparelho foi testado com sucesso em amostras de laboratórios e coelhos e os pesquisadores planejam fazer testes com humanos até o final de 2011.
Criado pela empresa israelense InSightec, o equipamento conseguiu destruir os coágulos sem danificar o crânio dos animais usados como cobaia. Semelhante a um capacete, ele consegue enviar via ultrassom ondas para dentro do cérebro do usuário, que convergem em quatro milímetros de amplitude. É o suficiente para acertar uma artéria bloqueada e dissolver um coágulo em um minuto.
"Fora desse foco, a energia do ultrassom é completamente insignificante", afirmou Hoelscher ao site da revista Technology Review.
A tecnologia já foi testada em pacientes para remover tecidos cerebrais mortos, mas ainda é preciso provar que o aparelho pode destruir um coágulo sanguíneo sem danificar o tecido próximo. Para aumentar a segurança da tecnologia, Hoelscher cogita combiná-la com um contraste intravenoso desenvolvido pela Universidade do Arizona, também nos Estados Unidos. (Revista Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário