Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PRÓTESE DE PÉ

Pesquisadores da Universidade de Michigan criaram um pé artificial que deixará mais confortável o andar de pessoas amputadas. A prótese recicla a energia desperdiçada em uma passada e a usa para ativar um motor que exerce força similar a de um tornozelo humano.
As próteses comercializadas até hoje não reproduzem a força tipo “mola” que o tornozelo desempenha para empurrar o corpo à frente. Assim, seus usuários têm um gasto adicional de 23% de energia, o que equivale à experiência de uma pessoa normal carregando um peso extra de mais de dez quilos.
A solução encontrada foi empregar a mesma tecnologia usada nos freios de veículos híbridos e elétricos, o Kinetic Energy Recovery System, ou sistema de recuperação de energia cinética. A técnica aproveita a energia gasta na frenagem, gerando energia para auxiliar a mover o carro posteriormente.
Os testes mostraram que a nova prótese conseguiu reduzir para 14% a energia gasta pelo usuário em cada passo. E, como recicla a energia, o pé artificial usa apenas 1 Watt de eletricidade a partir de uma pequena bateria portátil - grande diferencial entre outras próteses que usam o efeito de mola, mas que têm baterias e motores grandes.
Segundo os pesquisadores, o novo modelo deverá estar no mercado até o final de 2010. Vídeo feito pelo site Endgadget está disponível. (Fonte: revista Galileu) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário