Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

JOGOS VIRTUAIS TERAPÊUTICOS

Atividades de recreação com jogos de realidade virtual podem melhorar as funções motoras de pessoas que sofreram algum acidente vascular cerebral (AVC), informa um estudo apresentado nos Estados Unidos.
"É o primeiro estudo clínico aleatório que mostra que a realidade virtual utilizando o (videogame) Wii é confiável, segura e potencialmente eficaz na reabilitação da função motora após um AVC", explicou Gustavo Sposnik, autor do estudo para a American Stroke Association.
Vinte sobreviventes de derrames foram designados para utilizar os seguintes jogos: Wii tênis ou Wii "Cooking Mama" - em que os jogadores simulam cortar batata, descascar uma cebola, temperar um pedaço de carne ou triturar um queijo - ou jogos tradicionais como cartas ou Jenga, que tem por objetivo empilhar e equilibrar blocos de madeira.
Ambos os grupos jogaram durante oito horas o videogame Wii ou as cartas e os blocos de madeira. Todos os participantes sofreram um derrame grave dois meses antes.
Nenhum dos pacientes do grupo que jogou o Wii sofreu efeitos colaterais, enquanto uma pessoas que jogou cartas se sentiu enjoada e com vontade de vomitar durante o teste.
A pesquisa buscava que os pacientes movessem os membros afetados, incentivando o uso das pequenas e grandes funções musculares motoras.
O grupo que usou o Wii mostrou "uma melhora significativa das atividades motoras e na velocidade", disseram os pesquisadores.
"Basicamente descobrimos que os pacientes do grupo Wii alcançaram melhores funções motoras, tanto finas quanto grossas, o que se traduziu em melhorias na velocidade e na força", explicou Sposnik, diretor da Stroke Outcomes Research Unit no Hospital de Saint Michael em Toronto, Canadá.
Os pesquisadores acrescentaram que o Wii foi um sucesso ao ajudar as vítimas de AVC porque o sistema do jogo utiliza os mesmos princípios dos métodos de reabilitação tradicional, que incluem técnicas de repetição, tarefas de alta intensidade e atividades para os neurônios envolvidos na reorganização do cérebro, disse Sposnik.
Um estudo mais amplo está sendo feito para determinar se o Wii pode ser amplamente utilizado como forma de terapia para pacientes que sofreram derrames.


Nenhum comentário:

Postar um comentário