Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

MALÉFICOS CACHIMBOS e CHARUTOS


Fumantes de cachimbos e charutos podem dizer que não inalam, mas um novo estudo, publicado nos "Anais de Medicina Interna", indica o contrário.
A pesquisa, baseada em testes de respiração em pessoas de 48 a 90 anos, descobriu que os fumantes de cachimbo e charuto – mesmo abstendo-se de fumar cigarros – apresentam risco mais de duas vezes maior de apresentar funções pulmonares anormais.
Elas contribuem para o surgimento de doença pulmonar obstrutiva crônica. Aqueles que também fumam cigarros apresentam risco mais de três vezes superior de danos pulmonares.
Das 3.528 pessoas estudadas, todos eles participantes de pesquisas sobre doenças cardíacas, 56 haviam fumado somente cachimbo ou charuto; 428 fumavam cachimbo ou charuto com cigarros; e 1.424 fumavam apenas cigarros.
Os fumantes de cachimbo e charuto também tinham níveis mais altos de cotinina, subproduto da nicotina, do que os não fumantes, embora menos que o nível comumente encontrado em fumantes de cigarros.
O principal autor do estudo, Graham Barr, professor assistente de medicina e epidemiologia do Centro de Medicina da Universidade Columbia, lembra que outros estudos já relacionaram charutos e cachimbos a doenças cardíacas, câncer no pulmão e tipos de câncer oral.  "Acho que a afirmação de que eles não inalam é apenas um mito”, afirmou. (Fonte: G1/Ciência e Saúde)



Um comentário:

  1. Quantos fumantes de cachimbo e charutos tinham idade próxima aos 90 anos?? Dependendo da amostra, talvez eu decida fumar. Vai que este é o segredo da longevidade dos velhinhos que particiaram da pesquisa.

    ResponderExcluir