Maternidades e hospitais públicos do país vão ser obrigados a realizar, gratuitamente, o chamado ''teste da orelhinha'' nos bebês recém-nascidos. O Senado aprovou projeto de lei que determina a realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) na rede pública. O exame serve para avaliar se o bebê apresenta perda auditiva.
O projeto seguiu para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem o prazo de 15 dias para analisar a matéria. Mais de dez Estados já aprovaram leis municipais com a obrigatoriedade do exame, mas o projeto amplia o universo para todo o país.
O Ministério da Saúde afirma que o teste está incluído na tabela do SUS, por isso já seria realizado na rede pública. Na prática, porém, são poucas as maternidades brasileiras que dispõem de equipamentos e de pessoal treinado para esse fim. (Fonte: Folha de Londrina)
bom dia desculpe mas estais muito atrasado ,eu estou em franca eu e a minha mulher tivemos ca uma filha onde na maternidade foi realizado o teste ja la vao 2 anos e meio .eles cá são obrigados...
ResponderExcluir