Durante um período de 20 anos, aTexaco despejou 19.000 milhões de litros de águas residuais tóxicas para a floresta amazônica. É um dos mais notórios desastres ambientais do mundo.
Exija que a Chevron, que adquiriu a Texaco, tenha as preocupações ambientais e de saúde voltadas para a Amazônia!
Entre 1972 e 1992, a Texaco e a Petroecuador extraíram mais de 1,4 bilhões de barris de petróleo da Amazônia equatoriana. Ao mesmo tempo, Texaco sistematicamente despejou bilhões de litros de efluentes tóxicos em aberto, poços cavados, vias navegáveis e zonas húmidas. O resíduo de água contaminada matou animais e causou estragos em importantes ecossistemas nativos.
Quando Chevron adquiriu a Texaco em 2001, a nova empresa se tornou responsável por todas as responsabilidades da adquirida. Bem como o derramamento da BP no Golfo do México, ecossistemas frágeis foram dizimados e a biodiversidade ameaçada.
Texaco contaminando as águas subterrâneas e do solo, os efeitos nocivos feriram todo o ecossistema, inclusive pondo em risco a vida de mais de 125 mil homens indígenas, mulheres e crianças que bebem, tomam banho, pescam e lavam roupa nas cabeceiras do rio Amazonas.
Chevron é responsável por colocar em risco uma das áreas biologicamente mais diversas do planeta, mas também violaram os direitos humanos básicos de saúde, saneamento e ambiente limpo.
A empresa pode desempenhar um papel na transformação da Amazônia, mas deve começar agora. A Chevron não pode ignorar, por mais tempo, a sua responsabilidade para limpar a Amazônia.
Cada dia que passa, a Amazônia está cada vez mais envenenada com os contaminantes-sobra do legado tóxico da Texaco.
Ajude-nos a convencer Conselho de Administração da Chevron a responder por seu legado tóxico.
Assine a petição!
Obrigado por sua ação.
Equipe Change.org em parceria com a Amnistia Internacional E.U.A. (Fonte: http://www.change.org/)
ASSINE A PETIÇÃO NO SITE
www. change.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário