Os números sobre a osteoporose, conhecida como uma doença silenciosa, assustam. De acordo com a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco), a cada ano, ocorrem aproximadamente 1,6 milhões de fraturas de quadril no mundo. Estima-se que esse número aumente para 4,5 a 6,3 milhões em 2050.
Tanto a prevenção como o tratamento são essenciais. Mas ainda segundo a Federação, apenas um em cada quatro casos são tratados corretamente. Especialistas reforçam que quanto mais tarde a descoberta, mais caro pode custar o tratamento da doença. Falta conscientização, também.
O geriatra Salo Buksman, responsável pelo Programa de Osteoporose Masculina (PROMA) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), diz quais são os pilares da prevenção e tratamento correto da osteoporose:
- Histórico familiar: antes de tudo, procure sabe se os pais são portadores da doença. Em caso positivo, mantenha cuidado redobrado na prevenção e atenção à saúde dos ossos e no controle da osteoporose.
- Exponha-se ao sol: antes das 10h da manhã ou após as 16h, exponha-se à luz do sol sem filtro solar durante 15 minutos todos os dias. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Os raios solares são importantes na absorção da vitamina D.
- Consuma cálcio: preocupe-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia. O cálcio é obtido através dos laticínios, principalmente.
- Consuma vitamina D: acrescente alimentos ricos em vitamina D diariamente. Verduras, lacticínios e cereais fortificados com esse tipo de vitamina são as principais fontes alimentares da vitamina D.
- Pratique exercícios físicos : a prática de atividades físicas é essencial na fortificação dos ossos. Mas atenção: neste caso, os exercícios devem ter impacto mínimo. Caminhadas e esportes leves são os mais recomendados.
- Controle a medicação: confira se os medicamentos utilizados no dia-a-dia provocam osteoporose como a cortisona e os anticonvulsivantes. Medicamentos como estes devem ser reduzidos a doses mínimas necessárias. Consulte seu médico.
- Trate a doença corretamente: caso já seja portador(a) de osteoporose, recorra a médicos especializados para o tratamento com medicamentos capazes de estabilizar o quadro da doença ou na tentativa de melhorar o problema. (Fonte: http://www.maisde50.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário