Editorial do Boletim ACT- Edição n. 62 - Julho 2010- Texto parcial
"Apesar dos avanços ocorridos no Brasil na proteção à saúde de todos através da adoção de locais de trabalho 100% livres de fumo, que por meio de leis estaduais e municipais protege de forma eficiente cerca de metade da população brasileira, ainda restam 80 milhões de brasileiros(as) não protegidos de forma adequada.
Essa disparidade seria muito simples de ser resolvida caso fosse aprovado o PLS 315/08 na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), e encaminhado para a Câmara dos Deputados com a maior urgência possível, de forma que avançássemos nesse tema antes da paralisia característica do Poder Legislativo em ano eleitoral. Porém, barganhas políticas permeiam o debate no Legislativo e, via de regra, a política da barganha tem mais peso do que a vontade da população que elegeu nossos representantes.
Uma vez que não há dúvidas com relação ao impacto benéfico à saúde de todos com a adoção de ambientes 100% livres de fumo e que mais de 80% da população apoia a medida, o que falta?
Que a pergunta fique para a senadora Rosalba Ciarlini, que assumiu a relatoria do PLS 315/08, é presidente da CAS- Comissão de Assuntos Sociais e, até o momento, não se dispôs nem sequer a receber as entidades de saúde que acompanham o tema.
Em outras palavras, a cada dia de omissão, a senadora Rosalba, quiçá inadvertidamente, beneficia os interesses comerciais da indústria do fumo e prejudica a saúde de milhões de brasileiros."
APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO
PLS N. 315/08, JÁ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário