Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CÂNCER DE MAMA EM HOMENS

                  AUTO-EXAME IMPRESCINDÍVEL
Até pouco tempo acreditava-se que só mulheres, principalmente as com mais idade, podiam desenvolver o câncer de mama. Infelizmente esta colocação não condiz mais com a realidade. Atualmente homens e moças cada vez mais jovens podem sofrer deste mal.
O câncer de mama atinge um homem em cada 100 mulheres, porém a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar devido a má qualidade de vida e dificuldade em diagnosticar o tumor na sua fase inicial, que pode ser confundido com outras doenças como a ginecomastia.
O uso de anabolizantes, principalmente por jovens que querem ganhar massa muscular em academias e o uso de hormônios por transexuais piora a situação, pois torna a detecção mais difícil e a maior tendência em desenvolver o câncer. A maior ocorrência desta neoplasia foi nos estados do sul do país, destacando-se o Rio Grande do Sul.
Dentre os continentes, a Ásia supera os demais enquanto que a América do Sul e Central apresentam os menores índices.
O segundo principal tipo de câncer que acomete a população brasileira é o de mama, o primeiro é o câncer de pele não melanoma.
Não existe uma causa para o câncer de mama, tanto no homem quanto na mulher. A prevenção e o diagnóstico da doença de mama iniciam-se com a anamnese completa. É importante lembrar que o diagnóstico de câncer de mama não pode ser excluído por qualquer achado isolado na história do paciente.
Homem, cuide-se! As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia.
O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e começa pelo exame de toque na mama, mamografia, consultas a médicos especializados e depois de detectado a solução é a cirurgia e de acordo com o estágio do câncer são sugeridos alguns tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Hoje em dia, a cirurgia de remoção do tumor é bem menos traumática e o/a paciente já sai do centro cirúrgico com a mama reintegrada. (Fonte: conteúdo por Dr Roberto Hegg- Especialidade: Ginecologia e mastologia/minhavida.com.br)

4 comentários:

  1. hoje tenho 16 anos mais apartir dos 14 meu peito começo a inchar e crescer o bico ele fico muito estranho hj quando tomava banho notei pequenas manchas verdes en volta do meu peito e quando o toquei começou a doer
    pela primeira vez na vida estou com medo?
    por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Com certeza, agora não é hora de medo e sim de procurar um diagnóstico médico.
      Para sua tranquilidade, é preciso consultar alguém da área médica e eu não sou a pessoa indicada, ok?
      Pode ser que a coisa seja bem mais simples do que você pensa e só há um jeito de saber, não? Como você ainda está em fase de crescimento, pode ser algo ligado ao seu desenvolvimento.
      Já falou com pai, mãe,irmão, irmã....? Não se isole, não!
      Fale disto com alguém em quem confie e vá fazer uma consulta médica.
      Continue por perto.
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
  2. Tenho sentido dores no peito, percebo linfonodos doloridos e palpaveis em regiao axilar. Sou um homem de 31 anos com sobrepeso. Nao tomo, nem nunca tomei anabolizantes. Sou enfermeiro e estou bastante apreensivo com as sintomatologias que venho apresentando. Confesso que estou receioso de procurar um especialista.

    ResponderExcluir
  3. Ora,ora, companheiro!! Casa de ferreiro, espeto de pau, não é assim?
    Procure um especialista e fique em paz! Você, mais do ninguém, sabe que é o correto e necessário a fazer.
    Aja! E me dê boas notícias logo!
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir