Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2010

BRASIL CAMPEÃO! Nunca-antes-na-istória-deste-paiz

O método de parto cesárea pode trazer sequelas e complicações futuras, mas o Brasil tem o título de campeão mundial de cesarianas realizadas por planos de saúde.
Em 2008, as cesáreas representaram 85% dos partos feitos por meio dos convênios, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O porcentual é bem alto, considerando-se os 15% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esse alto índice registrado pelo setor de saúde suplementar acaba elevando o total de cesarianas realizadas no Brasil para 43%, considerando os setores público e privado. Se fosse levado em conta somente o percentual do sistema público de saúde, de 26%, o país estaria próximo ao que é recomendado pela OMS e aos níveis de países desenvolvidos, como Holanda (14%) e Estados Unidos (26%).
Na cesariana, o corte é feito em um local onde não há tensão muscular. Por esse motivo, a mulher só vai desenvolver o quelóide se tiver disponibilidade genética ou algum outro fator que agrave a cicatriz. Mas como o tempo de recuperação que varia de mulher para mulher, a cesariana dá um trabalho e tanto para o organismo.
São muitas camadas de tecido para cicatrizar, do útero até a parede do abdômen. Essa cicatrização pode ocorrer muito bem, mas, em alguns casos, causa problemas. A cicatriz no útero vai ter efeito na próxima gravidez, quando pode ocorrer problemas como placenta prévia e deslocamento prematuro da própria placenta.
"Existe também um outro tipo de problema que a mulher pode enfrentar. Ele não causa riscos, mas faz parte de uma questão estética e, diferentemente da cicatriz interna, tem solução", explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada. Depois do parto, a abertura feita pelo bisturi demora pelo menos quatro semanas para cicatrizar e um mês para se definir. "Na maioria das mulheres, a cicatriz fica imperceptível, no prazo de seis meses a um ano após o parto. Mas em algumas pacientes, dependendo da propensão do organismo, a cicatriz da cesárea pode inflamar e se tornar um quelóide ou uma cicatriz hipertrófica", explica o cirurgião.
Ruben Penteado explica que existem muitos estudos relacionados ao assunto. "As pesquisas começam a chegar à conclusão de que o quelóide pode ser um processo genético ou espontâneo. Já a cicatriz hipertrófica é apenas um engrossamento da cicatriz comum", explica o membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
"O quelóide pode surgir espontaneamente ou após uma lesão tecidual decorrente de trauma ou infecção. Algumas vezes, um eventual fator desencadeante pode passar despercebido. É mais comumente observado na raça negra e nos orientais, embora também possa aparecer na raça branca", explica Penteado.
(Fonte: MW - Consultoria de Comunicação/notícias.yahoo.com.br)

2 comentários:

  1. Por favor doutor me ajude, estou com a aerea da minha incisao vermelha e arde muito, estou passando a pomada contractubex gel, continuo usando-a?Faz uma semana da minha cirurgia, e 3 dias que estou usando a pomada, sem mais.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Lamentavelmente, não sou da área médica e não posso lhe ajudar. A recomendação sensata é você procurar atendimento médico, pois daí ficará tranquila e bem cuidada.
    Felicidades.
    Joni

    ResponderExcluir