Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de maio de 2010

CARDIOLOGIA DO ESPORTE

A morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) pode ser definida como a morte que ocorre de modo inesperado, instantaneamente ou não.
Uma outra definição utilizada seria a da morte que ocorre de 6 a 24 horas após prática de uma atividade físico-desportiva.
A MSEE tende a gerar grande repercussão nas diversas formas de mídia, especialmente quando ocorre em atletas profissionais que são considerados verdadeiros modelos de saúde.
Apesar disso, felizmente, a MSEE é um evento raro e essa informação deve ser levada em consideração dentro do contexto dessa diretriz, para analisar as informações de risco relativo baixo ou alto.
Abaixo dos 35 anos de idade, as causas mais frequentes são as cardiopatias congênitas, sendo a cardiomiopatia hipertrófica a mais prevalente. Acima dos 35 anos, a doença arterial coronariana (obstrução das artérias do coração por placas de gordura ou ateromas) é a causa mais comum.
O pesquisador Wever estima que cerca de 90% das vítimas de MSEE possuam cardiopatia conhecida ou não diagnosticada. Assim, na maioria dos casos, a MSEE ocorre por causas que podem ser detectáveis através de um exame clínico e de exames complementares e, consequentemente, muitas vezes a MSEE é um evento que pode ser evitado.
A estratégia fundamental para sua prevenção é a realização de uma avaliação médica pré-participação específica para indivíduos envolvidos na prática sistemática de exercícios e, sempre que possível, uma boa infra-estrutura do ponto de vista médico nos locais de treinamento e competição para um pronto-atendimento em situações emergenciais, incluindo a parada cardiorrespiratória.
(Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário