Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2010

FATOR DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Idosos casados cujos cônjuges sofrem de demência estão em risco significativamente maior de desenvolver demência que idosos casados com cônjuges que não apresentam demência: esta é a principal conclusão de um estudo publicado (04.05) no jornal da American Geriatrics Society.
Cuidar de um cônjuge com demência é uma obrigação natural e civil, e os cônjuges cuidadores frequentemente relatam sentimentos positivos na ocupação desse papel, mas é difícil, exigindo tempo, esforço e, geralmente, energia física.
Cuidadores de pessoas com demência demonstram fornecer mais ajuda, informando mais sacrifícios pessoais e stress, que aqueles que cuidam de idosos com deficiência física sem demência.
Embora existam muitos estudos publicados revelando que os cuidadores de demência estão em maior risco de problemas de saúde e depressão, ainda não havia sido estudado o risco para a demência do cuidador.
Um total de 2.442 indivíduos (1.221 casais) com 65 ou mais, do Norte Utah, E.U.A., sem demência no início do estudo foi acompanhado por até 12 anos para monitorar o início da demência em maridos, esposas ou ambos. Durante esse período, 125 casos de demência foram diagnosticados nos homens; 70, nas mulheres; e 30, em ambos (60 pessoas).
Os pesquisadores, liderados pela Dra. Maria Norton, da Utah State University, E.U.A., ajustaram os dados encontrados para o nível socioeconômico, um preditor significativo para muitos resultados relacionados à saúde, incluindo a demência. Os resultados mostraram que a demência foi significativamente associada com a idade avançada e com um cônjuge com demência.
Os participantes com um cônjuge que desenvolveram a demência apresentavam um risco seis vezes maior de desenvolver demência, independente do efeito da idade, sexo, genótipo APOE e nível socioeconômico, com maior risco em homens (11,9%) que em mulheres (3,7%).
"Estudos futuros são necessários para determinar quanto dessa associação é devido ao estresse do cuidador em relação a um ambiente compartilhado", disse Norton. "No lado positivo, a maioria desses indivíduos, com cônjuges que desenvolvem demência, não apresentaram demência, portanto, é necessária mais investigação para explorar os fatores que distinguem aqueles que são mais vulneráveis".
"Devido à preocupação com a saúde pública em relação ao Mal de Alzheimer e outras demências, e a mudança na composição etária da população, a investigação sobre as causas da demência é urgente", concluiu Norton. (Fonte: EurekaAlert/http://www.eurekalert.org/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário