Pesquisar este blog

domingo, 9 de maio de 2010

CÂNCER DE RIM

Nos últimos anos, algumas alterações importantes aconteceram no tratamento do câncer de rim. Atualmente, sabe-se que aproximadamente 70% dos tumores de rim são descobertos por acaso (diagnóstico incidental), isto é, durante um exame de rotina ou voltado para outro problema de saúde (seja ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética) acaba-se descobrindo o tumor.
Com isso, felizmente, o tamanho dos tumores diagnosticados está diminuindo e isto tem um grande impacto na sua terapêutica.
Sabemos hoje que pacientes submetidos à retirada completa do rim (a chamada nefrectomia radical) tem maior chance de desenvolver insuficiência renal crônica, a qual predispõe a complicações cardiovasculares (infartos, acidentes vasculares no sistema nervoso central) resultando na diminuição da sobrevida destes pacientes.
A cirurgia indicada para a maioria dos tumores menores que sete cm é a ressecção do tumor com margem de segurança, preservando-se o restante do rim (nefrectomia parcial).
A nefrectomia parcial é tecnicamente mais difícil do que a nefrectomia radical e, por isso, é bastante subutilizada pela comunidade urológica mundial.
Esta cirurgia ainda pode ser realizada pelo acesso laparoscópico e com a assistência do sistema robótico, diminuindo a agressão (morbidade) ao paciente operado.
"Aproximadamente 70% dos tumores de rim são descobertos por acaso, durante um exame de rotina".
As chamadas "terapias ablativas" são indicadas em pacientes com doenças associadas que elevem o risco cirúrgico. A destruição do tecido tumoral é realizada pelo congelamento (crioablação) ou aquecimento (radio-frequência) que são normalmente realizadas através da laparoscopia (sem grandes cortes) e punção direta pela pele.
Nestes casos, o seguimento após o tratamento inicial deve ser realizado com tomografia ou ressonância magnética frequentes para certificar que todo o tumor foi destruído.
Em pacientes com idade mais avançada, o seguimento clínico pode ser realizado para tumores pequenos (menores que 3 cm) de maneira que a taxa de crescimento do tumor é monitorada de perto pela equipe médica.
O crescimento acelerado da lesão é um sinal de agressividade e, nestes casos, o tratamento cirúrgico está indicado.
Obviamente que cada paciente deve ser avaliado individualmente para se chegar ao tratamento que ofereça os melhores resultados, idealmente com o menor grau de agressão durante o mesmo. (Fonte: conteúdo por Dr José Roberto Colombo Jr.-Especialidade: Urologia/minhavida.com.br)

2 comentários:

  1. Olá Boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas

    patologias.
    Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha

    família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois minha

    sogra estava bastante desanimada a abatida e procurava muita força

    comigo, então tive sempre que estar e me mostrar bem perante ele,

    para nunca desanima-la do tratamento, foi descoberto que ela tinha

    câncer renal .
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde

    encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de Barretos,

    onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com

    seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:

    www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido teve que retirar o rim esquerdo por causa de um carcinoma de 10cm,sem metástase graças à Deus ,existe possibilidade de aparecer esse tumor em outro órgão ?grata

    ResponderExcluir