Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

OLHO PREGUIÇOSO

A ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso, ocorre quando um dos olhos não desenvolve a visão, ou seja, quando o cérebro não aprende a enxergar com um dos olhos, por não ter sido estimulado no momento certo.
Afeta 1 a 2% da população, sendo uma das principais causas de baixa visão nas crianças. É um problema sério e que pode passar despercebido pela criança ou pelos pais.
Dentre as causas mais frequentes estão os estrabismos, as anisometropias (grandes diferenças de grau entre os olhos), os nistagmos (movimentos involuntários de oscilação dos olhos), o não tratamento de doenças que diminuem a transparência dos meios oculares, como cataratas, entre outras.
O diagnóstico é realizado durante consulta oftalmológica com a constatação de uma acuidade visual baixa, principalmente comparando-a com a do olho oposto. Como um olho funciona melhor que o outro, o cérebro da criança usa o olho de melhor visão e ''esquece'' de desenvolver o outro olho. Caso não seja tratado, com óculos, oclusão do olho bom etc, até os 6-8 anos de idade, esse olho nunca mais terá uma boa visão, impedindo a criança de exercer certas profissões/atividades que exijam visão binocular (visão tridimensional).
É aconselhável que os pais realizem o primeiro exame (teste do olhinho) ao nascimento e um exame de acuidade visual antes dos 3-4 anos de idade, quando ainda é possível fazer o tratamento com sucesso. Os olhos de uma criança são as janelas para o mundo.
Cuidar da visão desde cedo é fundamental para seu desenvolvimento. É muito importante a ajuda dos pais e dos professores para reconhecer um problema ocular em uma criança, pois elas, geralmente, não reclamam. (Fonte: Erika Hoyama - Oftalmologista/Folha de Londrina)

16 comentários:

  1. Fui diagnósticado com esse problema as 19 anos de idade, e como ja foi dito os médicos me informaram que meu problema ja não tem mais solução, minha visão é bastante debilitada no olho direito, porem de modo geral não tenho dificuldades para exergar pois exergo muito bem do olho esquerdo. recentemente por curiosidade descobrir que quando puxo meu olho pro lado ex:(olho de japonês), consigo enxergar coisas que normalmente não consigo.
    Será que o diagnótico dos médicos que me atenderam todos estão erados?
    Ou será que tenho algum tipo de doença que ainda não é conhecido?

    meu e-mail é castilhobasilio@gmail.com

    GOSTARIA DE TER UM RETORNO SOBRE MEU CASO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fui diagnosticada com olho preguiçoso com 19 anos por ai, tenho 26 não enxergo quase nada no olho direito, somente alguma coisa, mais nada q eu consiga identificar com exatidão quando eu levo o olho p canto direito, acho q isso pode se dizer um pouco de visao periférica?

      Excluir
  2. procurando na internet encontrei este blog, que para mim foi uma benção de Deus. Descobri o ano passado que meu filho é portador de ambliopia, porém com este nome fui eu quem descobri porque um medico dissera que meu filho era cego de um olho e o outro dissera que meu filho tinha o olho preguiçoso com miopia de grau muito forte. Na verdade nunca senti diferença no comportamento ocular de meu filho que hoje tem sete para oito anos; desconfiei quando começou a jogar video game porque se posicionava diante da TV de lado, quando aí levei aos oftalmos e tive as duas explicações. O segundo chegou a introduzir por trinta dias a oclusão, mas não adiantou muito. Hoje usa óculos com 7 graus em um dos olhos enquanto que o outro enxerga 100%. Gostaria de saber se há uma clínica especializada no estado de São Paulo, pois resido em Caçapava interior de São Paulo. Muito Grata pela atenção. Se puder e se souber, por favor enviar para email qualquer informação e clínica que possa me orientar agradeço. meu email é www.elainefreitas89@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi me chamo klida e a poucos dias descobrir que minha filha tem olho preguiçoso, fiquei desesperada, mas o médico disse que dá para fazer algo, pois foi descoberto na idade que ainda pode ser feita correção.Ela tem cinco anaos.Usa 5graus no olho esquerdo e 11 no direito.já iniciei com óculos para depois começar usar tampão.Espero em DEUS que tudo der certo.Qualquer novidade peço que me avise.Toda ajuda é bem vinda.Obrigada.

      Excluir
  3. me chamo socorro adorei encontra esse blog falando sobre o olho preguiso, pois tenho um filho com esse problema a principio achava que era só estrabismo. Ele tem 03 anos de idade a 2 que usa óculos e diferença é muito grande de um olho para outro no esquerdo a lente tem 11 eo direito 0,5, ele também faz uso do curativo ocular.Gostaria de saber se existe cirurgia nessa idade?pois o oftalmologista disse:que era um tratamento lento e cirurgia so depois dos 7 anos.Por favor mi mande resposta sou uma mãe aflita.meu email é corrinha2011biel@hotmail.com. Estarei ansiosa a espera de mais esclarecimento.

    ResponderExcluir
  4. Olá "amigos e amigas do Blog"
    Preciso deixar aqui registrado que não sou da área médica e, por razões óbvias, não posso me manifestar sobre muitos assuntos.
    O que sempre venho fazendo é procurar informações e repassar a quem as solicita.
    Farei o que puder para auxiliar quem estiver necessitando de algo, mas sempre com a transparência e ética exigidas.
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse blog, me ajudou bastante. Fazia algum tempo que eu procurava o nome do meu problema ocular e achei, aqui. Nem meus pais sabiam o nome, só sabiam que estava relacionado ao cérebro. Tenho ambliopia no olho esquerdo, descobri exatamente aos 8 anos. Ainda usei tampão ocular junto com o óculos, mas não teve solução. Ainda uso óculos, 4,25 no esquerdo e 0,25 no direito.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este post. Meu filho esta tratando e tem 3 anos e meio. ja houve resultado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cristiane,
    Como diria meu pai: "ganhei o dia hoje!"
    Sei que receberei outra: está perfeito!
    Um abração, no pequeno também.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  8. ola minha filha tem 11anos esta com olho esquerdo 8graus e direito 5.75 o medico nunca me disse do tampao ha 3meses atras em consulta com outro oftalmo ele me explicou dos beneficios do tampao quanto menor a idade mais mesmo assim me aconselhou a usar nela agora estou meio confusa ja que um outro oftalmo me disse que estou fazendo minha filha de palhaça pois com idade que ela esta o tapao nao resolve mais me ajude a tirar esta duvida do que fazer.meu email cristianny_so@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cristianny,
    A sua dúvida é atroz e semelhante a de muitos pais e mães.
    Eu não sou da área médica e não posso intervir neste processo, a não ser palpitando que deva procurar um ou uma especialista na área e que atenda crianças. Daí, talvez, tenha a confiança necessária para tomar uma atitude frente a esta situação familiar.
    Boa sorte.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  10. boa sorte pra vcs.....

    ResponderExcluir
  11. Tenho 30 anos de idade, e também tenho ambliopia. Recentemente fiz uma cirugia refrativa, que corregio os 12 graus do meu olho esquerdo, porém a melhora foi minima. Gostaria de saber se ficarei em desvantagens quando em exame de acuidade visual em concurso publico.

    por favor me ajudem.

    André

    ResponderExcluir
  12. Olá Boa noite,apouco tempo descobrir q tenho ambliopia,porém tenho apenas 14 anos de idade,no meu caso o meu olho esquerdo q sofre com a ambliopia vai ter uma correção com o tratamento ? Me ajudem PF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá me chamo Dayane tenho 22 anos, tenho olho preguiçoso e nunca percebi. Fui em 3 tipos de oftalmos diferentes para saber opiniões diversas e todos me informaram que não tem mais jeito se não for corrigido até os 8 anos de idade e te digo que mesmo tendo apenas 14 anos seu caso não tem mais jeito. Infelizmente :(

      Excluir
  13. Eu to pesquisando ao que parece ta havendo alguns avancos sim
    Em sao paulo tem um especialista nesta area .vou levar meu de 11 anos pra consulta depois eu volto a postar

    ResponderExcluir