Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

FRENTE PARLAMENTAR CONTRA O TABACO

A partir da necessidade do fortalecimento de estratégias comuns entre parlamentares e sociedade foi lançada a Frente Parlamentar de Controle ao Tabaco no Espaço, no dia 12/05, em Brasília, no subsolo do anexo IV da Câmara com a presença de parlamentares como a deputada Cida Diogo (PT-RJ e Sergio Moraes (PTB-RS) e de autoridades que atuam no controle do tabagismo no país.
Entre os objetivos da frente, que será presidida pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS), está em estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o tabaco e propor legislação mais ousada relacionada ao tema.
Segundo Marçal Filho, os números demonstram a urgência de uma discussão sistemática sobre o tema. Ele cita dado da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estima em cerca de 5 milhões o número de mortes por ano, em todo o mundo, em decorrência do consumo de produtos derivados do tabaco.
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), eleito vice-presidente da FPCT, em entrevista inédita ao Por um Mundo sem Tabaco, em março, revelou os pontos centrais estão questões como a implementação da Convenção Quadro, com substituição do plantio da cultura do fumo, os ambientes livres do tabaco e a restrição do comércio de cigarro aos pontos de venda.
Hauly, um dos organizadores do seminário sobre avaliação da Convenção Quadro do Tabaco, disse que milhões de pessoas continuam a morrer anualmente, vítimas de doenças provocadas pelo consumo de derivados de tabaco. “Os números demonstram a urgência de se provocar discussões e ações sobre o tema”, disse; ele que experimentou a dor da perda de um irmão, fumante compulsivo, vítima de câncer. (Fonte: Boletim Por um Mundo Sem Tabaco/INCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário