Pequenas espinhas cheias de pus ou então bolhas grandes, frágeis, com aparência vermelho vivo e bem inflamada: assim é o Impetigo, também chamada de celulite infantil, que não tem nada a ver com a famosa celulite que tira o sono da maioria das mulheres.
O Impetigo é uma infecção local, na pele, decorrente das picadas de mosquitos, cortes e arranhões que se manifestam através de duas bactérias, o Streptoccus e o Staphylococcus aureus. As regiões mais frequentemente afetadas são aquelas descobertas pela roupa: rosto, membros e axilas.
No caso das picadas, o mosquito pica, a criança coça e contamina a própria ferida com as bactérias que vivem em baixo das unhas.
A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas; a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas, o que a caracteriza como impetigo bolhoso.
A “Celulite” surge quando a infecção é um pouco mais profunda, caminhando por baixo da pele e atingindo o tecido celular subcutâneo.
(Fonte: Dra Valéria Marcondes, dermatologista e membro da Soc.Bras.Medicina Estética/SIS.SAÚDE)
meu filho de 1 e 5 meses ficou 5 dias hospitalizado por ipetigo, realmente é muito doloroso
ResponderExcluir