Pesquisar este blog

sábado, 22 de maio de 2010

I NÓIS? COMO FICAMOS?

A maneira clássica de lobistas defenderem o interesse de seus clientes é insistir em que não estão realmente defendendo os interesses de sua clientela. Na verdade, dizem eles, estão apenas protegendo os americanos em geral.
Os lobistas da indústria do tabaco passaram anos lutando contra regulamentação para o setor alegando estar defendendo a liberdade individual, e não os lucros dos fabricantes de cigarros. Os lobistas de Detroit fizeram praticamente o mesmo ao se oporem aos cintos de segurança e a leis antipoluição. Wall Street passou meses opondo-se ao projeto de lei de regulamentação financeira em nome das famílias e das pequenas empresas.
O exemplo mais recente é o da Coca-Cola, da PepsiCo e do resto da indústria de refrigerantes, que agora estão tentando derrotar um imposto sobre seus produtos perante o Conselho do Distrito de Colúmbia, onde fica Washington, a capital americana.
O setor conseguiu recentemente rechaçar impostos similares em Nova York e na Filadélfia, e em manter um imposto excluído da lei federal de reforma do sistema de saúde.
Mas o Conselho de Washington parece estar considerando seriamente a aplicação de um imposto de um centavo de dólar por 30 ml de refrigerantes não-diet, a bebidas energéticas e a sucos artificiais. Os membros do Conselho deverão votar sobre a questão na próxima semana.
Esse debate envolvendo os refrigerantes provavelmente permanecerá na pauta por algum tempo. Cidades e condados, desesperados por encontrar dinheiro para pagar escolas e estradas, estão começando a ver um imposto sobre refrigerantes como uma maneira de aumentar as receitas. O imposto também parece ser uma das maneiras mais promissoras para combater a obesidade, tendo em vista o enorme papel das bebidas açucaradas na epidemia.
"É errado o governo ficar de braços cruzados diante de uma epidemia de obesidade que está prejudicando a qualidade de vida e a saúde de nossos moradores", afirma Mary Cheh, membro do Conselho que propôs o imposto, “quando temos diante de nós as opções de política pública que podem afetar substancialmente o problema”.
Os fabricantes de refrigerante, naturalmente, estão reagindo com publicidade em jornais e rádios, entre outras iniciativas. A indústria diz que um imposto prejudicaria mais “trabalhadores de famílias de baixa e média rendas, residentes idosos e pessoas que vivem de renda fixa", e eliminaria postos de trabalho. Ellen Valentino, uma representante do setor, disse recentemente ao jornal “Washington Post” que as empresas gastarão "o que for necessário" para argumentar em defesa de suas posições.
O argumento em defesa de um imposto sobre refrigerantes é igual ao argumento a favor de um imposto sobre o tabaco, sobre a poluição ou, a propósito, sobre bancos que assumem riscos grandes e onerosos (para todos). Quando uma atividade implica custos para a sociedade, dizem há muito tempo os economistas, a atividade deve ser tributada. Uma tributação cumpre dois objetivos: desincentiva a atividade e levanta dinheiro para ajudar a pagar os custos impostos à sociedade.
No caso dos refrigerantes, os custos traduzem-se em despesas médicas para enfrentar o diabetes, doenças cardíacas e outros efeitos colaterais da obesidade. Estamos todos pagando essas contas — através do Medicare, do Medicaid e dos prêmios de seguros privados. A obesidade tornou-se uma causa significativa da expansão de nosso déficit orçamentário em longo prazo.
E os refrigerantes são uma enorme razão pela qual o país está muito mais obeso. O americano típico consome quase três vezes mais calorias provenientes de bebidas açucaradas do que no fim dos anos 1970. Esse aumento representa cerca de metade do aumento total per capita no consumo de calorias no mesmo período. Lembre-se, muitas destas bebidas têm benefício nutricional nulo — diferentemente de carnes, queijos ou sucos.
Como diz Kelly Brownell, pesquisadora da Universidade Yale, a relação entre obesidade e refrigerantes é cientificamente mais forte do que o vínculo entre obesidade e qualquer outro tipo de alimento ou bebida.
Os americanos estão bebendo mais refrigerantes por diversas razões. Acima de tudo, o preço (ajustado pela inflação) caiu 34% desde o fim dos anos 1970, em larga medida porque refrigerantes podem ser fabricados a custos menores do que no passado. Enquanto isso, o custo médio real de frutas e hortaliças aumentou mais de 30%, segundo o órgão de estatísticas do trabalho dos EUA.
Coincidentemente, o imposto proposto por Cheh reverteria aproximadamente a queda do preço dos refrigerantes ao longo das últimas três décadas, ao menos para o popular pacote com 12 latas. Um centavo de dólar extra por 30 ml num pacote com 12 unidades acrescentaria US$ 1,44 — ou cerca de 30% —, ao preço típico atual de US$ 4,75. (O percentual de imposto seria menor no caso de garrafas com porções individuais e superior para as compras em quantidade)
A maior parte da arrecadação de impostos seria, então, usada para melhorar a qualidade deplorável da merenda escolar de muitas escolas em Washington. Um blog na internet, “Better D.C. School Food” (Melhor Alimentação Escolar no Distrito de Colúmbia), vem documentando essas refeições com uma série de fotografias de pães insípidos, queijo processado e carne reconstituída.
(Fonte: David Leonhardt-The New York Times/ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário