Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SOJA EMAGRECEDORA

Se você está pensando em perder peso, uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois pode dar novos rumos ao seu plano.
“A soja é rica em betaconglicinina, que pode diminuir o limite de acumulação das células de gordura inibindo uma enzima chamada síntese do ácido graxo. Além disso, observamos determinadas proteínas da digestão (as peptases) que fazem exatamente isso e essa descoberta pode ser o ponto de partida para compreender os mecanismos por trás disso. O que é mais interessante é que essas descobertas podem levar ao desenvolvimento de fórmulas que ajudem no combate à obesidade”, diz Elvira de Mejia, pesquisadora responsável pelo estudo.
O estudo também é o primeiro a indicar as propriedades anti-inflamatórias da soja. “Os peptídeos combatem as inflamações bloqueando enzimas-chave desse tipo de resposta imunológica”, aponta a pesquisadora que diz também que a quantidade de glicininas e betaglicininas presentes em determinados tipos de grãos de soja são determinantes desse poder protetivo. Se os índices da glicinina forem baixos e os da betaglicinina forem altos, o poder de proteção é maior.
“A partir de uma identificação das melhores plantas e grãos seria possível gerar híbridos que produziriam um tipo de soja com efeito emagrecedor”, diz a pesquisadora que partiu de pesquisas anteriores que mostravam o efeito emagrecedor da soja em modelos animais (foram usados ratos para os estudos) para tentar entender como isso funcionava exatamente. Sua pesquisa observou e selecionou os tipos certos de grãos que levavam a esse efeito protetivo.
“Já se sabe que a proteína da soja é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais. Ela ajuda a manter a massa muscular e os peptídeos fazem que as pessoas se sintam mais saciadas e, portanto, comam menos”, diz.
“E ao que parece, os produtos feitos com base nesse tipo de ‘soja selecionada’ podem também ajudar a limitar o acúmulo de gordura. Com base nesse estudo, em um futuro próximo, os fabricantes poderão criar produtos feitos de soja que ajudem as pessoas a alcançarem seu peso ideal”, finaliza Elvira de Mejia que publicou os resultados da pesquisa no periódico da Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica (FEBS).
Emília Ishimoto, nutricionista e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), afirma que é necessário ponderar sobre as descobertas. “Antes das pessoas correrem atrás de consumir soja para emagrecer é interessante observar se os resultados se repetem em humanos, pois a pesquisa, apesar de aparentar ser promissora, ainda está nos estágios iniciais. Outra questão é a quantidade desse tipo de alimento que pode se reverter em benefícios. Caso seja uma quantidade grande, deverá ser consumido em forma de suplemente, por exemplo.”
As propriedades da soja que auxiliam na manutenção de uma boa saúde e que são cientificamente comprovadas até o momento, diz a nutricionista, apontam os benefícios do grão para atenuar os sintomas da menopausa, controle do nível de colesterol, diminuição do rtimo da osteoporose, além de contribuir positivamente no risco de câncer de mama. (Fonte: O que eu tenho?/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário