Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DENGUE EM MULTIMIDIA

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um CD-ROM interativo sobre a dengue, destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências da vida, medicina e saúde.
Voltado para a capacitação profissional de saúde, tem informações, tutoriais interativos, vídeos, fotos e glossário com termos médicos e científicos específicos sobre o tema.
O CD traz também o filme O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido pelo Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e dirigido por Genilton Vieira.
Os tutoriais estão divididos nos seguintes temas: visão geral; pesquisa; epidemiologia; transmissão; patologia e patogênese; diagnóstico clínico; diagnóstico laboratorial; manejo clínico; prevenção e controle; e aspectos sociais, econômicos e comportamentais.
O lançamento é uma adaptação do CD Dengue, desenvolvido originalmente em inglês pela Fundação Wellcome Trust em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Tropical Disease Research (TDR).
Segundo a Fiocruz, o conteúdo adaptado foi revisado por 20 pesquisadores especialistas em dengue da fundação, do Ministério da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições.
Além dos recursos interativos, o usuário pode obter mais informações sobre a dengue por meio de uma lista de referências para aprofundamento sugerida no CD, que pode ser solicitada pelo e-mail imagem@ioc.fiocruz.br. (Fonte: FAPESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário