Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TERAPIA NEURORREFLEXA

Criador da técnica em atendimento
O princípio da terapia neurorreflexa, segundo Ramón Angel Tambucho Conde, seu criador, é estimular determinados pontos do corpo com auxílio de um compressor de madeira ou de marfim, ou ainda com as placas QHZ, de borracha, que possuem vários pontos cônicos elevados.
Esses estímulos, explica, ''ativam reações físicas positivas'', que vão auxiliar na vasodilatação, no relaxamento muscular e na liberação de substâncias naturais ''importantes no processo de alívio da dor'', como a endorfina. ''Em contato com a pele, esses pontos são capazes de produzir estímulos sem que haja lesões, proporcionando assim, reações físicas e químicas no corpo'', ressalta.
Em conjunto com a terapia, ele e sua equipe utilizam no tratamento de alívio da dor técnicas da medicina tradicional (alopática) e fisioterapia. Como a dor não tem origem somente em um determinado local, explica o especialista, a ideia é atuar de forma conjunta, com terapia multidisciplinar, ''para obter um resultado integral''. A vantagem do método, aponta, é que não existem contraindicações, nem efeitos colaterais.
Como funciona:  aumenta a vasodilatação; - promove relaxamento muscular; - ajuda na liberação de substâncias naturais importantes no processo de alívio da dor.
Indicado para:  patologias vinculadas ao estresse ; - contraturas musculares ; - mialgias ; - transtornos do sono; - transtornos digestivos (anoxeria e bulimia); - cefaleia; - alterações de postura; - dores na coluna e lombalgias;
Vantagens:  não há contraindicação ou efeitos colaterais; - não é necessário interromper nenhum tratamento convencional; - redução na ingestão de medicamentos diante do alívio da dor.
(Fonte: Chiara Papali - professor Ramón Angel Tambucho Conde/Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário