Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2010

MALÁRIA e BUDUM DE CERVEJA

FATOR DE RISCO A SER DISCUTIDO
Uma pesquisa descobriu que os mosquitos que transmitem malária são atraídos a quem acabou de beber cerveja. Os pesquisadores expuseram mosquitos Anopheles (o principal vetor da malária) a odores do corpo de pessoas antes e depois de elas terem consumido cerveja ou água.
Quem bebeu água não provocou nenhuma alteração no comportamento dos insetos, mas as pessoas que beberam cerveja fizeram sucesso, aumentando aquilo que os pesquisadores chamaram de ativação (proporção de mosquitos em exercício de decolagem e vôo) e orientação (proporção dos insetos voando em direção aos odores das pessoas).
O estudo avaliou 43 voluntários, todos homens com 20 a 43 anos de idade da Burkina Faso, na África: 25 foram designados para beber cerveja e 18 para tomar água.
Os resultados sugerem que o consumo de cerveja é um fator de risco para contrair malária e precisa ser integrado às políticas de saúde pública que visam combater a doença”, afirmam os pesquisadores no estudo. “Um controle bem-sucedido da doença depende do entendimento das interações entre o mosquito transmissor e os humanos”.
Antes acreditava-se que todas as pessoas tinham chances iguais de ser picadas pelo Anopheles e contrair malária. O estudo trouxe evidências fortes de que algumas pessoas exercem uma atração maior sobre os mosquitos. Agora os pesquisadores querem descobrir essa atração depende do álcool em geral, funcionando, portanto, com outras bebidas alcoólicas, ou se está relacionado com algum componente da cerveja. Quem se candidataria a servir de cobaia pra esse tipo de experimento, hein? (Fonte: Ana Carolina Prado/super.abril.com.br)

Um comentário:

  1. sou brasileiro e estou a trabalho em Angola a dois anos, tive três malárias, as duas últimas, no intervalo, não ingeri bebidas alcoólicas. QUERO SER COBAIA DA EXPERIÊNCIA

    WARLEM@ODEBRECHT.COM 915 52 05 15

    ResponderExcluir