Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

USO DE MOCHILA ESCOLAR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido, entre outros fatores, à má postura e a mochilas pesadas. As mochilas não são as vilãs, mas sim o excesso de peso que permitem à criança carregar. Estudos apontam que a criança não deve carregar, em média, mais de 10% do seu peso corporal. Má postura, problemas de locomoção e dores são os perigos ao se exceder esse limite. A recomendação aos pais é para estarem bastante atentos ao modo como seus filhos usam a mochila.
Comprar o equipamento adequado é o primeiro passo, mas é preciso também orientar as crianças sobre a forma certa de usá-lo. As escolas também podem adotar algumas medidas para evitar problemas, como disponibilizar armários para os estudantes guardarem o material mais pesado, sem ter de levá-lo diariamente para casa. Parte de livros e apostilas poderia ser substituída por CDs interativos; os conteúdos das aulas podem ser colocados em rede ou no site da escola, acessível aos alunos.
Disponíveis em diversos tamanhos e modelos, as mochilas devem ser anatomicamente adequadas aos estudantes: é importante escolher um modelo confortável. Se a criança quiser, pode ir junto comprar a mochila, para experimentar diversos modelos. Mas, além das cores e estampas de seus heróis favoritos, leve em conta outros aspectos no momento da compra.
 - Escolha uma mochila leve: vazia, não deve pesar mais de meio quilo; escolha mochilas com duas tiras, pois as de tira única para o ombro não distribuem o peso uniformemente; observe se as alças são acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros, pois tiras estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação; prefira as de estrutura rígida e acolchoada nas costas (o forro acolchoado ajuda a evitar ferimentos com objetos pontiagudos); verifique se há um cinto regulável na altura da barriga, para evitar que a mochila balance e ajuda a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar; confira se a alça de mão é acolchoada, com no mínimo oito centímetros de comprimento; verifique a quantidade de bolsos nas mochilas, pois quanto mais espaçado o material, melhor a distribuição de peso, diminuindo os danos à região da coluna.
PARA EVITAR LESÕES - A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que participa da campanha em prol da saúde das crianças junto com a PROTESTE, oferece algumas dicas para garantir a saúde das costas, com o uso de mochilas: 
- Utilizar sempre ambas as tiras nos ombros. A posição incorreta pode provocar uma alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna);
- Tensionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura;
- Utilizar todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximo das costas;
- Dobrar os joelhos ao se abaixar. Não se incline dobrando as costas, sobretudo se a mochila estiver muito pesada. (Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica)
FALTA REGULAMENTAÇÃO - A PROTESTE e  a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT estão juntas e relatam  que um dos grandes problemas é a falta de uma regulamentação de âmbito nacional sobre o peso das mochilas carregadas pelas crianças e informação no produto na hora da compra.
"Nossa proposta é que as mochilas tragam orientações sobre o uso correto, com um aviso em destaque explicando que crianças não devem carregar mais do que 10% de seu peso. Também será útil à saúde das crianças que as editoras sejam estimuladas ao uso de papel de menor gramatura nos livros escolares, blocos e cadernos".
(Fonte: http://www.sbot.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário