ACIDENTE: ATÉ NAS OLIMPÍADAS!
Cada vez mais gente adota treinamento de força, mas nem todo mundo é cuidadoso como deveria ser.
O treinamento de força é tudo de bom. Aumenta o tônus, melhora o desempenho de corredores e é o que mais dá ganho estético. Porém, como qualquer atividade, causa problemas se mal executado.
É o que mostra claramente um estudo americano. Ele revela que, de 1990 a 2007, houve aumento de 48% de acidentes na musculação. Os números só valem para os EUA, mas o alerta é global.
Segundo o estudo publicado na revista "The American Journal of Sports Medicine", as pessoas não prestam muita atenção ao recolocar pesos no chão. Outro perigo é levantar cargas maiores do que o suportável. Nas mulheres, pernas e pés são os mais afetados. Nos homens, tronco e mãos. Enquanto as mulheres estão mais sujeitas a fraturas, os homens correm risco maior de distensões e torções.
Mais de 90% dos acidentes ocorrem com pesos livres – máquinas são mais seguras. É por isso que a orientação constante de um bom Profissional de Educação Física faz toda a diferença, não só nos resultados, mas para evitar lesões. (Fonte: O Globo/Boletim Confef)
Nenhum comentário:
Postar um comentário