Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

AH! SE A MODA PEGA - New York City ainda mais livre do fumo!

Os fumantes em Nova York à procura de acender um cigarro em lugares públicos não serão mais capazes de fazê-lo sem pagar um preço depois que uma proibição de fumar ao ar livre em toda a cidade entrou em vigor nesta segunda-feira (23/05).
A lei que o prefeito Michael Bloomberg assinou em fevereiro, depois que passou pelo New York City Council, tornou o fumo ilegal em 1700 parques da cidade e em 14 milhas de praias públicas.
Fumar também será proibido nas praças de pedestres, como Times Square. A proibição foi projetada para ajudar a reduzir a exposição ao fumo passivo, assim como reduzir o lixo.
O fumo passivo provoca cerca de 50.000 mortes por ano, e os efeitos colaterais podem incluir câncer pulmonar, infecções respiratórias e asma, segundo o site da American Lung Association. Bitucas de cigarro são responsáveis ​​por 75% do lixo encontrado nas praias de Nova York, de acordo com uma nota de imprensa do escritório da Bloomberg.
"O fumo nos parques e praias não só prejudica as pessoas que tentam aproveitar estas instalações recreativas, mas também causa um problema de lixo que prejudique a beleza de nossos parques", disse Bloomberg, antes de transformar o projeto em lei.
Nova York segue os passos de 105 municípios (em estados como a Califórnia, Havaí, Massachusetts e Nova Jersey) que proibiram o fumo em praias públicas, de acordo com dados do grupo norte-americano de defesa dos direitos não-fumantes. Principais cidades incluem Los Angeles, Minneapolis e Seattle.
Nos estados, incluindo Califórnia, Texas, Illinois, Minnesota e Nova Jersey, 507 municípios impõem leis que proíbem fumar nos parques da cidade, ou nomeiam parques da cidade especificamente para permitir o fumo. Principais cidades incluem Los Angeles, San Francisco e Salt Lake City. Puerto Rico proíbe o fumo em todos os parques e praias.
"Essas leis anti-fumo começam ao nível local", disse Cynthia Hallett, diretora executiva da Fundação Americana de Direitos dos Não Fumantes. "Elas são baseadas em demanda da comunidade, com a ciência olhando para a exposição ao fumo passivo e o impacto ambiental".
Trinta e cinco estados têm leis em vigor que exigem 100% de postos de trabalho livres de fumo, restaurantes ou bares, de acordo com esta Fundação. Ao todo, 79,4% da população do país são cobertos por leis municipais e estaduais que proíbem o fumo.
Hallett acrescentou que a tendência para a proibição de fumar está a funcionar de dentro para fora, a partir do local de trabalho fechado, movendo-se aos restaurantes com pátios e, eventualmente, ao ar livre.
Nem todos os nova-iorquinos estão abraçando a proibição. New York City C.L.A.S.H. (Citizens Lobbying Against Smoker Harassment), uma organização de base, está programando a realização de uma "fumaça no parque" em uma praia da cidade para demonstrar "que a essa lei será dado o respeito que merece", segundo seu site.
A fiscalização desta lei será executada pelo Departamento de Parques da cidade, e se os violadores forem pegos, eles serão multados em US $ 50.
Nova York, passou o seu primeiro Smoke Free Air Act, em 1988, quando o fumo foi proibido em banheiros públicos e táxis. Desde então, a lei foi alterada por três vezes, mais notavelmente em 2002, quando o fumo em algumas áreas internas - incluindo restaurantes e bares - foi proibido.
(Fonte: Jordana Ossad, CNN - May 24, 2011 - Disponível em  http://edition.cnn.com/2011/US/05/23/new.york.smoking.ban/index.html?iref=mpstoryview - acesso em 24.05.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário