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quinta-feira, 26 de maio de 2011

DETECÇÃO PRECOCE DE PROBLEMAS DE LINGUAGEM


Vocabulário da criança de acordo com a idade, série escolar enível sócio-econômico
No Instituto de Psicologia (IP) da USP, uma pesquisa normatizou testes que medem o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos, para detecção precoce de atrasos e distúrbios de linguagem.
O trabalho da pesquisadora Miriam Damázio utilizou os Testes de Vocabulário Auditivo e Expressivo, que é um banco de figuras desenvolvido no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do IP, coordenado pelo professor Fernando Cesar Capovilla.
Vocabulário da criança de acordo com a idade, série escolar enível sócio-econômico O estudo analisou o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo de 906 crianças de escolas particulares e públicas das cidades de Ribeirão Pires e Santo André (ambas na Grande São Paulo). Segundo Miriam, estudos científicos comprovam que o tamanho do vocabulário de uma criança aos dois anos é preditor do seu sucesso na fase escolar, portanto, a aplicação dos testes permite ao educador localizar o problema e intervir precocemente a fim de suprir os problemas futuros de alfabetização.
Os resultados da pesquisa mostraram que o vocabulário da criança cresce de acordo com a idade, com a série escolar, e também com o nível sócioeconômico (NSE). Essa avaliação foi feita em termos de número de salários mínimos pagos como mensalidade da escola (ou seja, escola pública = 0; escolas privadas = 1 salário/mês ou 2 salários/mês). Observando a interação entre ano e nível sócioeconômico, observou-se que no 2º. ano, crianças da escola pública (NSE de 0 salário/mês) apresentaram vocabulário expressivo significativamente inferior ao das crianças de escola privada.
Testes
Primeiramente, foi aplicado o teste auditivo, que consiste de 33 figuras divididas em sete pranchas. Cada uma das pranchas com 5 linhas e em cada linha, cinco figuras, sendo 1 figura alvo e quatro figuras distraidoras. A tarefa é apontar para a figura correspondente à palavra falada pelo avaliador (para crianças de 1 e 2 anos) ou de marcar essa figura com um lápis (para crianças de 3 a 6 anos de idade).
Em seguida, o teste expressivo avaliou o vocabulário expressivo falado de crianças de 1 ano e 6 meses até 5 anos e 11 meses. O teste é composto de um caderno espiral de 100 páginas, do tamanho A5. Em cada página há uma figura. A tarefa da criança é nomear oralmente a figura mostrada pelo avaliador. A criança desenvolve o seu vocabulário ouvindo as pessoas que estão ao seu redor e ouvindo histórias. “Quando a criança possui 50 palavras em seu vocabulário expressivo (falado), já possui um vocabulário auditivo de 200 palavras”, explica a pesquisadora.
A pesquisa realizada por Miriam Damázio faz parte de dissertação de Mestrado na área de Psicologia Experimental, orientada pelo professor Fernando Cesar Capovilla. O banco de figuras utilizado nos testes foi desenvolvido pela pesquisadora Valéria Negrão, no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do IP.
O estudo também serviu de base para a elaboração do livro Teste Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo, lançado pela Editora Memnon.  Mais informações: miriamdamazio@gmail.com
(Fonte:Islaine Maciel e Idalina Nogueira, da Assessoria de Comunicação do IP -  ipcomunica@usp.br/http://www.usp.br/agen/?p=57542)

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