Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

OK = ZERO KILÔMETRO?

POR QUE AS PESSOAS DIZEM "OK"?
A expressão OK é tão comum que nós não damos muita atenção a sua origem, mas a pequena palavra tem uma história intrigante. Existem diversas teorias que tentam explicar a origem do OK, mas a teoria mais aceita é que se trata de uma abreviatura de duas palavras, nenhuma das quais realmente começam com “o” nem com “k”.
A maioria dos historiadores concorda que OK significa “tudo correto” (no inglês, “all correct”, ou forçando a barra “oll korrect”), e é por isso que usamos a pseudossigla para expressar concordância, aprovação ou apenas como uma forma de dizer que está tudo bem.
A expressão abreviada surgiu durante a década de 1830, quando virou moda usar abreviações ao invés determos inteiros durante as conversas – semelhanças com os atuais “BFF” ou “OMG” não são meras coincidências. Antigamente, porém, as abreviações eram usadas para coisas concretas do dia a dia, como por exemplo OMF em vez de “nossos homens em primeiro lugar” (“Our Men First”) ou SP em vez de “batatas pequenas” (“Small Potatoes”).
A tendência começou em Boston e se espalhou pelo Oeste do Estados Unidos. Logo virou inventar abreviaturas jocosas usando propositadamente palavras com erros ortográficos, como “NC” para “nuff ced”, em vez de “enough said” (“dito o suficiente”).
Acredita-se que OK tenha começado como um modismo similar com as palavras “oll korrect”. O pessoal do século 19 deve ter achado a ideia particularmente hilária porque nem “oll” nem “korrect” estão certos. Essa moda pegou.
Muitas das abreviaturas humorística da década de 1830 e 40, por outro lado, não resistiram ao tempo, mas OK cresceu e se desenvolveu de forma surpreendente, ganhando popularidade e se espalhando pelo mundo todo.
Grande parte deste sucesso se deve ao, na época, candidato a presidente dos Estados Unidos, Martin Van Buren. O termo OK vinha sendo usado durante apenas dois anos quando partidários de Van Buren optaram por usar a expressão em sua campanha de reeleição presidencial em 1840.
Seguidores de Van Buren usaram OK para representar seu apelido, “Old Kinderhook”, porque ele era nativo da cidade de Kinderhook, Nova Iorque, EUA. Embora Van Buren tenha perdido a eleição, a campanha chamou a atenção nacional para abreviatura inusitada.
Será que os estadunideses ainda tem tanto poder e conseguirão implacar outro sucesso mundial com “LOL”ou “WTF”? [Life’sLittleMysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário