Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

DOENÇAS AUTOIMUNES: AMBULATÓRIO PARA ATENDIMENTO GRATUITO

Dr. Damácio Maciel: ''Aqui nós fazemos o diagnóstico e orientamos o tratamento,
solicitando gratuitamente os medicamentos ao governo.
Localizada no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL, em Londrina-PR, a Unidade de Neurologia realiza atendimento de pacientes com doenças autoimunes.
As doenças autoimunes, como o mal de Alzheimer e a esclerose, comprometem seriamente o sistema nervoso e necessitam de atenção dos pacientes e também dos profissionais de saúde. O Ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Degenerativas, instalado no Hospital de Clínicas (AHC) desde 2004 é considerado referência nacional.
Coordenado pelo neurologista e professor doutor Damacio Ramón Kaimen Maciel, o Ambulatório iniciou suas atividades atendendo pacientes de todo o Brasil, principalmente do Paraná e de São Paulo. ''Aqui nós fazemos o diagnóstico e orientamos o tratamento, solicitando gratuitamente os medicamentos ao governo. Não adianta o paciente ir até o consultório, ter um brilhante diagnóstico e não ter recursos para a compra do medicamento'', explica.
Segundo Maciel, como as doenças autoimunes prejudicam o indivíduo de forma generalizada, é preciso que o paciente tenha um atendimento multidisciplinar para que o tratamento obtenha a real eficácia. É por esse motivo que, de acordo com ele, o trabalho é realizado de forma conjunta entre neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, urologistas, entre outros profissionais, no ambulatório.
''Os casos mais frequentes que atendemos são de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica, ambas doenças degenerativas e que acometem os neurônios seriamente'', explica o médico. Segundo ele, casos de polirradiculoneurite, doença que provoca a perda de mielina e, às vezes, raízes nervosas, também aparecem frequentemente.
De acordo com o médico, o ambulatório atende, diariamente, 14 pacientes, sendo que deste total, geralmente 10 são pacientes vindos da consulta de retorno e quatro são pacientes novos.
A procura pelo centro deve ser indicada, segundo o neurologista. ''O diagnóstico deve vir primeiro de uma unidade primária de saúde e ser, posteriormente, encaminhado a nós'', completa o médico, que também é professor do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário.
O Ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Degenerativas funciona às segundas-feiras, das 14 às 18 horas, e às terças-feiras, das 8 às 12 horas, no Hospital das Clínicas da UEL - Londrina-Pr.
Serviço - Mais informações pelo (43) 3371-4000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário