Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ARTIGOS SÔBRE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

O periódico britânico The Lancet publicou uma série de seis artigos que examinam as políticas de saúde pública brasileiras. O trabalho diz que o Brasil deu passos importantes desde 1988, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado, e mostra onde estão os desafios futuros. Como diz o epidemiologista Cesar Victoria, coordenador do projeto, o desafio é político e requer engajamento contínuo da sociedade brasileira para assegurar o direito à saúde para todos os brasileiros.
A série foi preparada por 29 especialistas em saúde pública. Os destaques positivos ficam para o acesso universal à saúde pública, vacinação, melhorias na saúde materna e infantil, cuidados de emergência e redução de doenças infectocontagiosas como doença de Chagas, esquistossomose, diarréia infantil e Aids. Mas os índices de mortes violentas por acidente ou por uso de arma de fogo continuam altos, a obesidade está aumentando e as taxas de cesarianas realizadas são as maiores do mundo.
Fonte: The Lancet
(Fonte: NEWS.MED.BR, 2011. The Lancet publica série de artigos sobre a saúde pública brasileira. Disponível em: http://www.news.med.br/p/saude/181575/the+lancet+publica+serie+de+artigos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário