Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

OMBRO

 O ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e uma das mais vulneráveis. Entre suas estruturas principais mais acometidas estão a bursa e o manguito rotador (conjunto de tendões de quatro músculos).
A dor é a queixa mais frequente em pacientes com doença no ombro, e sua característica é muito importante para o diagnóstico.
A dor de início lento e evolução arrastada caracterizam doenças inflamatórias e degenerativas (lesão do manguito rotador), e a dor de início repentino caracteriza doenças inflamatórias agudas (bursites e tendinites). Dor contínua ou não com exacerbação noturna caracteriza lesão crônica do manguito rotador, e dor aguda, em ''agulhada'', caracteriza as tendinites agudas.
A dor pode ser localizada ou difusa, quase sempre se irradiando para a face lateral do braço, e também para o cotovelo e a coluna cervical, causando maior ou menor limitação dos movimentos. Para um diagnóstico mais preciso, além da história e exame físico, podem ser realizadas radiografias, ultrassonografia e ressonância magnética.
O tratamento inicial, no caso das bursites e tendinites, baseia-se no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além de fisioterapia. No caso de tendinites ou bursites que não melhoram com este tipo de tratamento, ou nas rupturas do manguito rotador, o tratamento cirúrgico pode ser a opção mais adequada, podendo ser realizado através da artroscopia.
(Fonte: Daniel Ferreira Fernandes Vieira, ortopedista (Londrina) - http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1388-20110510)

Nenhum comentário:

Postar um comentário