Um estudo recente descobriu que os diabéticos têm de três a cinco vezes maior risco de desenvolver a tuberculose (TB) do que aqueles sem a doença.
Pesquisadores da Universidade do Texas Health Science Center em Houston (UTHealth) analisaram 233 pacientes com TB, que vivem ao longo da fronteira do Texas e México, para confirmar os achados.
"Com o aumento de pacientes com diabetes em áreas endêmicas de TB, os nossos resultados destacam o impacto re-emergente de diabetes mellitus, conhecida como tipo 2, no controle da TB em regiões do mundo onde as duas doenças são prevalentes", disse Blanca Restrepo, professora-associada de epidemiologia na Universidade do Texas - School of Public Health.
A pesquisa sugere que a diabetes deprime a resposta imunológica, que por sua vez, facilita a infecção por Mycobacterium tuberculosis e / ou progressão para doença sintomática.
"Esta pesquisa confirma os resultados de vários estudos que mostram um risco aumentado de tuberculose em pessoas com diabetes e significa que é importante que os clínicos procurem ativamente diagnosticar o diabetes em pessoas com TB, e vice-versa", disse Knut Lönnroth, médico no Departamento Stop TB da Organização Mundial de Saúde.
Segundo Restrepo, o diagnóstico combinado de tuberculose e diabetes está se tornando mais evidente na população hispânica, mas isso também pode ser o caso de índios americanos e Africano-americanos.
O estudo foi publicado na última edição do Boletim da Organização Mundial da Saúde. (ANI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário