Os usuários do Programa Farmácia Popular podem contar a partir desta semana com mais cinco novos medicamentos que tratam doenças crônicas, ofertados nas 547 unidades próprias do programa.
São eles: losartana potássica (contra hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (osteoporose). A lista de itens ofertados pelo programa cresceu de 108 para 113, segundo o Ministério da Saúde.
O losartana potássica será gratuito, ao lado dos outros 12 medicamentos para hipertensão e diabetes que, desde fevereiro, integram a ação Saúde Não Tem Preço. Os outros quatro itens terão 90% de desconto.
O Farmácia Popular do Brasil está presente em 431 municípios do País e foi criado em 2004 pelo governo federal para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos, além dos 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa foi estendido à rede privada de farmácias e drogarias em 2006, recebendo a denominação "Aqui Tem Farmácia Popular", onde são ofertados 25 itens. Este programa já conta com 15.326 estabelecimentos credenciados em 2,5 mil municípios.
(Fonte: Solange Spigliatti - http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/especiais/cop-16.jhtm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário