Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

DIABÉTICOS TIPO 2 : busca-se voluntários para pesquisa clínica

O Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está convocando pacientes portadores da diabetes mellitus tipo 2 que tenham Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 para participar de pesquisa clínica.
A partir da próxima segunda-feira (30), os pacientes interessados já podem agendar consulta no Ambulatório de Cirurgia Geral do HC. O agendamento ocorrerá sempre nas manhãs de segunda, e cerca de 50 pessoas serão selecionadas para o tratamento. A triagem, que selecionará os participantes através de exames laboratoriais, segue até o preenchimento de todas as vagas.
Essa é a segunda fase da pesquisa desenvolvida há cinco anos pelo HC, que estuda a gastroplastia como tratamento para a diabete mellitus tipo 2. Na primeira fase, cerca de 100 pessoas consideradas obesas (com IMC entre 30 e 35) foram beneficiadas. Nessa segunda etapa, comparadas as diferenças entre o tratamento clínico - que consiste em dieta, exercícios e, em alguns casos, medicação - e a gastroplastia, também conhecida como cirurgia de redução do estômago.
“O objetivo é saber se a gastroplastia, que é utilizada com sucesso em pacientes obesos, apresenta o mesmo tipo de resultado em pacientes fora da faixa de obesidade. A cirurgia é uma nova tendência de controle da diabetes para esses casos”, afirma o chefe da cirurgia geral do HC, Álvaro Ferraz.
TIPO 2 - A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença, desencadeada por herança genética aliada a fatores como o ganho de massa corpórea, principalmente na área abdominal, e sedentarismo, atingindo geralmente pessoas acima dos 40 anos. Esse tipo da doença caracteriza-se pela resistência crescente à insulina produzida pelo pâncreas, além do fato de que as células musculares e adiposas não conseguem metabolizar glicose suficiente da corrente sanguínea.

Um comentário:

  1. Sou de campina grande na Paraiba o que faço para me ser voluntário e tanto ser ajudado e ajudar vocês?

    ResponderExcluir