Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

DIABETES TIPO 2 e PIOGLITAZONA

Um medicamento foi testado em pacientes com fatores de risco elevados para a doença como obesidade e tolerância reduzida à glicose. Investigadores do Pennington Biomedical Research Center, nos Estados Unidos, descobriram que uma pílula tomada diariamente previne o diabetes tipo 2 em mais de 70% dos indivíduos cuja obesidade, etnia e outros marcadores os colocam em maior risco para a doença.
A droga, chamada pioglitazona, é amplamente utilizada como um sensibilizador de insulina em pacientes com diabetes tipo 2. Para o estudo os pesquisadores selecionaram 602 participantes com fatores de risco elevados para o diabetes incluindo a obesidade, histórico familiar e reduzida tolerância à glicose.
Os resultados do estudo mostraram que a pioglitazona, atualmente comercializada como Actos® para o tratamento da diabetes, na verdade, reduz o risco de desenvolver diabetes em 72%. "Nós testamos pioglitazona em indivíduos de risco por dois anos para ver se, em comparação com um placebo, ela iria reduzir a conversão para diabetes. Foi o que aconteceu de fato", disse o co-autor George Bray. "
A redução de 72% é o maior decréscimo na taxa de conversão de pré-diabetes para diabetes já demonstrada através de uma intervenção, seja dieta, exercício ou medicação", complementou o autor sênior Ralph DeFronzo.
A pioglitazona, utilizada como sensibilizador de insulina em pacientes com diabetes tipo 2, foi dada a 303 participantes, com os 299 restantes recebendo placebo. O estudo abrangeu quatro anos, a média de acompanhamento foi de 2,4 anos.
O uso da substância melhorou a pressão arterial diastólica, níveis de colesterol HDL e níveis séricos. Ele também retardou a progressão do espessamento da artéria carótida, uma condição prejudicial associada a doenças cardíacas e derrames.
 "Este estudo representa o objetivo primordial de prevenir o aparecimento de doenças debilitantes crônicas, como diabetes tipo 2", disse o pesquisador Steven Heymsfield.

Nenhum comentário:

Postar um comentário