Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

DIABETES: CONTROLE DA MEDICAÇÃO

Tomar um medicamento para tratar uma doença ou eliminar um mal-estar pode acabar se transformando numa grande dor de cabeça ou em coisa ainda pior se não se tomarem alguns cuidados. Para evitar problemas, algumas medidas simples podem ser de grande ajuda, como explica o clínico geral Carlos Alberto Antunes, de Santa Catarina, especializado no atendimento a diabéticos.
Quando for a uma consulta, seja ela com o médico que habitualmente cuida de seu diabetes ou com um de outra especialidade, lembre-se de levar consigo uma lista dos medicamentos que está tomando, com as dosagens respectivas e horários. Mesmo sendo a consulta com seu médico habitual, repassar essas informações pode ajudar a tirar eventuais dúvidas e, no caso de um médico de outra especialidade, saber o que você está usando auxilia na escolha de medicamentos para que eles não sejam incompatíveis.
Quando o médico lhe der uma receita ao final da consulta, leia atentamente o que lhe está sendo indicado. Se não entender, pergunte. Peça a ele que lhe explique por que está indicando o medicamento, quais são os possíveis efeitos colaterais e como você deve proceder se apresentar um desses efeitos. Para ter tudo fresquinho na memória, não tenha receio de levar com você um caderninho para anotar as informações mais importantes.
Na farmácia, certifique-se de que o medicamento que lhe está sendo entregue é exatamente o que o médico lhe indicou. Veja se a dosagem está correta e se o prazo de validade não expirou ou não está próximo de expirar. Se a farmácia não dispuser do medicamento receitado pelo médico, não aceite sugestões de substituí-lo por outro. Para substituir um medicamento, você deve primeiro perguntar a seu médico se isso é possível e conveniente.
Em casa, guarde sempre os medicamentos longe do alcance de crianças ou animais. Mantenha os remédios em lugar fresco, onde não incida o sol e não haja umidade. Se achar que isso facilita sua vida, escreva na embalagem a dose e os horários em que o medicamento deve ser tomado e nunca tome seu medicamento no escuro, porque você corre o risco de trocar um remédio por outro.
Finalmente, não tome medicamentos indicados por amigos, vizinhos ou qualquer outra pessoa que não seja seu médico. As reações e os efeitos de um medicamento podem variar de pessoa a pessoa e os riscos acabam não compensando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário