Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

NOVÍSSIMA PIRÂMIDE ALIMENTAR

DR. ROBERT C. POST
Em uma entrevista exclusiva à WebMD, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) diz que a substituição da Pirâmide Alimentar será anunciada no dia 02 de junho - e que o novo ícone anuncia "um esforço monumental" para melhorar a saúde da América.
Por que um novo ícone? A pirâmide na verdade não prende mais a atenção do público, disse Robert C. Post, PhD, vice-diretor do Centro do USDA para a Promoção e Política Nutricional. à WebMD.
"Os consumidores podem esperar uma sinalização nova, simples, fácil de entender para rápidamente fazer escolhas saudáveis," disse Post. "Você terá este esforço monumental em todas as agências, bem como no setor privado. Uma parceria com o objetivo de melhorar a saúde de todos os americanos".
Uma das poucas pessoas que já viu o ícone é a diretora de Nutrição da WebMD, Kathleen Zelman, RD.
"Este ícone realmente tem o potencial de desencadear um momento "aha!", onde as pessoas dizem, 'Ei, isso não é tão difícil, eu posso fazer isso' ", diz Zelman. " Aha!" Estes momentos são os que fazem as pessoas finalmente mudarem seu comportamento."
O lançamento do ícone marca o largada de um grande esforço para promover as orientações dietéticas do  USDA/HHS anunciadas em janeiro passado.
Novo ícone para dieta marca a nova estratégia para a saúde dos Estados Unidos 
Você verá este ícone em todo lugar. Todas as agências federais competentes estarão fazendo a sua parte. A Casa Branca irá desempenhar um papel de liderança, coordenando as novas diretrizes da dieta do USDA / HHS com a campanha  Let's Move, de Michelle Obama.
O antigo plano de dieta dizia aos americanos o que eles deveriam comer e esperava pelo melhor. O novo plano é muito mais ativo e alcançará as pessoas em casa, na escola, no trabalho, no lazer, e especialmente em supermercados e restaurantes.
"O que aprendemos é que não é apenas dar informação, é uma questão de fazer as pessoas entenderem que existem opções e maneiras práticas de aplicar isto a seu estilo de vida", diz o Post.
"Haverá um 'como-fazer" que mexerá com as pessoas. Essa é a parte comportamental que é necessária. Nós precisamos transcender informações -.. "Aqui está o que diz a ciência "- e dar às pessoas as ferramentas e as oportunidades de agirem."
Há seis mensagens para orientar uma alimentação saudável:
•Aprecie a sua comida, mas coma menos.
•Evite grandes porções.
•Ocupe metade de seu prato com frutas e legumes.
•Mude para o leite livre de gordura ou com baixa quantidade de gordura (1%).
•Compare a quantidade de sódio em alimentos como sopa, pão e refeições congeladas e escolha os alimentos com os números mais baixos.
•Beba água em vez de bebidas açucaradas.
Fazer tudo isso ao mesmo tempo pode ser demais para "engolir". Então, o plano do USDA é salientar uma idéia de cada vez.
Primeiro será o conselho "faça metade de seu prato com frutas e vegetais". Será apoiado por um vasto leque de orientações sobre como fazer exatamente isso. Por exemplo, pode-se adicionar frutas em uma salada de folhas verdes. Ou substituir uma sobremesa açucarada por uma tigela de frutas.
Post observa que o governo não pode fazer isso sozinho. A chave para o plano é uma quantidade enorme de parcerias público/privada, com uma enorme variedade de empreendimentos que vão desde mercearias até empresas de mídia.
"O fato de que eles estão chegando para uma ampla parceria é importante, porque precisamos de toda a munição que possamos ter para lutar contra as epidemias de obesidade e diabetes", diz Zelman.
FONTES: Post Robert C., PhD, vice-diretor do Centro de Promoção e Política Nutricional do USDA.
Kathleen Zelman, RD, diretora de nutrição, WebMD.
O USDA/HHS, 2010 Dietary Guidelines, lançado 31 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário