Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

DIABETES GESTACIONAL: IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS

O risco de uma mulher desenvolver diabetes durante a gravidez pode ser identificado até sete anos antes de ela engravidar, com base em medidas de glicemia e peso corporal, um novo estudo afirma.
O estudo, publicado na edição online do Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia, pesquisou dados de 580 mulheres etnicamente diferentes que participaram de check-up de saúde, no norte da Califórnia, entre 1984 e 1996.
Pesquisadores examinaram os dados destas mulheres que tiveram gravidez subsequente aos exames e compararam com aquelas que desenvolveram diabetes gestacional e com quem não desenvolveu esta condição.
Diabetes gestacional é a intolerância à glicose que tipicamente ocorre no segundo ou terceiro trimestre e causa complicações em muitos dos 7% de casos de gravidez nos Estados Unidos.
O risco de desenvolver a diabetes gestacional cresceu com o número de fatores de risco associados à diabetes e doenças cardíacas presentes antes da gravidez. Estes fatores são elevada taxa de açucar no sangue, hipertensão e excesso de peso.
Alto nível de açucar no sangue e peso corporal estavam associados a um risco 4,6 vêzes maior de desenvolvimento de diabetes gestacional comparado com mulheres com níveis normais de açucar no sangue e peso corporal, encontrou o estudo.
"Nosso estudo indica que o histórico de risco cardio-metabólico da mulher verificado nas visitas médicas, tais como açucar no sangue, elevada pressão sanguínea, colesterol e peso corporal podem auxiliar os clínicos identificarem as mulheres com alto risco, com o objetivo de prevenir ou controlar mais cedo a diabetes gestacional", disse a pesquisadora Monique Hedderson.
Pesquisa anterior mostrou que mulheres que desenvolvem diabetes gestacional estão mais propensas a desenvolver o Diabetes Tipo 2 depois da gravidez.
Os fatores de risco estabelecidos para o desenvolvimento de diabetes gestacional ---idade maternal elevada, obesidade, raça não-branca ou etnicidade, ter dado à luz bebê grande e histórico familiar de diabetes --- estão ausentes em mais de metade das mulheres que desenvolveram esta condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário