Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

RUPTURA DE ANEURISMA CEREBRAL

Pesquisadores do Utrecht Stroke Center publicaram, no periódico Stroke, os oito fatores de risco que podem colaborar para a ruptura de um aneurisma1 cerebral. Todos eles provocam um aumento súbito e curto da pressão arterial, que parece ser a possível causa para a ruptura do aneurisma1. O objetivo do estudo foi conhecer melhor a fisiopatologia da doença e facilitar o desenvolvimento de estratégias de prevenção.
Durante um período de três anos, os dados de 250 pacientes com hemorragia subaracnóidea por ruptura de aneurisma intracraniano foram avaliados. Os participantes responderam perguntas sobre a frequência e a intensidade de exposição a 30 fatores de risco em um período imediatamente anterior à ocorrência da hemorragia subaracnóidea (período de risco).
Após análises estatísticas, os oito fatores desencadeantes da ruptura de um aneurisma intracraniano foram encontrados. São eles:
1 - Consumo de café; 2 - Consumo de bebidas tipo “cola”; 3 - Raiva; 4 - Susto; 5 - Esforço para defecar;
6 - Relação sexual; 7 - Assoar o nariz; 8 - Exercícios físicos rigorosos .
O maior risco populacional atribuível foi encontrado para o consumo de café (10,6%) e para os exercícios físicos rigorosos (7,9%). Novas pesquisas são necessárias para avaliar estes resultados.
De: Stroke – Volume 42, de 1º de maio de 2011
(Fonte: NEWS.MED.BR, 2011. Stroke publica oito fatores desencadeantes da ruptura de um aneurisma cerebral. Disponível em: http://www.news.med.br/p/medical-journal/181190/stroke+publica+oito+fatores+desenca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário