Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

BRASIL: PAÍS-DO-FAZ-DE-CONTA - "Rapousa-cruz" toma conta do galinheiro

"RAPOUSA-CRUZ SORRATEIRAMENTE BEM INSTALADA",
COM A CONIVÊNCIA DE ALGUNS SAFADOS
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Correspondência enviada à REDE ACT pela Dra. Margaret Matos de Carvalho,
Procuradora do Ministério Público do Trabalho, no dia 30.05.2011,
em razão de evento patrocinado pela Souza Cruz:

"Prezados e Prezadas,
Estamos às vésperas da comemoração do DIA MUNDIAL SEM TABACO. Temos a Convenção Quadro para Controle do Tabaco, ratificada pelo Brasil e o Primeiro Tratado Internacional sobre Saúde Pública. Tal Convenção exige dos países que a ratificaram a adoção de várias medidas, dentre estas a de impedir que as indústrias do tabaco promovam publicidade do seu produto e patrocinem eventos. Contrariando, porém, a Convenção Quadro e, mais do isso, a ética e a moralidade, o evento abaixo informado e direcionado para assessores de comunicação, que tem por objetivo debater relevantes temas, contará com o patrocínio oficial da Souza Cruz. Vejam no final da mensagem as entidades realizadoras, patrocinadoras, apoiadoras e organizadoras.
Em razão da crescente limitação da publicidade e propaganda de cigarros e patrocinios de eventos, as industrias tem encontrado outros filões, dentre estes os formadores de opinião, como por exemplo assessores de comunicação (e neste caso da área pública), o que entendo VERGONHOSO, para dizer o mínimo!!!
A indústria do tabaco promove a morte de metade de seus consumidores e, ademais, causa adoecimentos e mortes para quem planta a folha do tabaco, além da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes.
A organizadora do evento tem o seguinte nome "cemcerimonia". Está mais para "sem cerimônia". Não sei o que é mais sujo, o dinheiro da industria do tabaco ou o que tem origem na corrupção.
Sugeri que o Ministério Público do Trabalho retirasse a logo como apoiadora do evento, não sem antes jusitifcar sua posição. Não sei, porém, qual será o resultado. Mas penso que as entidades integrantes da lista possam de igual forma encaminhar notas de repúdio ás entidades apoiadoras. Eu já me manifestei no site do evento, mas a mensagem está aguardando liberação do moderador.
O link segue abaixo.
Abraços
Margaret"

O evento que a Procuradora cita é o seguinte:
Conbrascom 2011
O Fórum Nacional de Comunicação &Justiça promove,no período de 20 a 22 de junho,na cidade do Rio de Janeiro,o VII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça –CONBRASCOM 2011.
Com o tema “Direitos Fundamentais da Comunicação”, o CONBRASCOM 2011 será realizado no auditório da sede do Ministério Público do Rio de Janeiro,na Avenida Marechal Câmara,N° 370,Centro do Rio de Janeiro. Além de debater as garantias constitucionais no campo da comunicação,a programação do congresso também prevê painéis com os temas “A Justiça na Pauta de Notícias”,“A Comunicação como Princípio de Transparência na Administração Pública Brasileira”,“A Gestão da Comunicação no Serviço Público” “Comunicação Social e Marco Regulatório:Questão Inconstitucional ou Inconveniente” “A Resolução Nº 85 do CNJ – Concepção e o Desafio da Aplicação”,“A Comunicação Pública como Ferramenta de Inserção Social”,“Assessoria de Comunicação Pública na Era da Web 2.0”.
Também ocorrerão reuniões setoriais e oficinas com capacitação em reportagem de TV,reportagem de rádio e contratação no serviço público”
Paralelo ao congresso,acontece a nona edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça que,em 20 categorias,vai eleger os melhores trabalhos das Assessorias de Comunicação do Judiciário,Ministério Público,Defensorias,Tribunais de Contas e instituições afins.
O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça e tem edições anuais,tendo conquistado referência como um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação,comunidade acadêmica e setores da Justiça.
realização:
Patrocínio:
Apoios
e outras entidades.
Organização

Um comentário:

  1. realmente, é um absurdo um evento que pretende tratar de direitos humanos ser patrocinado pela souza cruz...

    ResponderExcluir