Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESTÁ NA HORA DE CUIDAR DO FÍGADO

Além de degradar substâncias tóxicas, o órgão desempenha cerca de cinco mil funções vitais. O problema é que, cultivando maus hábitos, colocamos em risco tantos benefícios.
O fígado merece o crédito de órgão auxiliar do sistema digestório, já que sua atuação é fundamental para garantir a absorção de vitaminas e minerais. Além disso, é ele quem separa, no sangue, o que o corpo tem condições de aproveitar do que é lixo tóxico e, portanto, precisa ser eliminado o mais rápido possível.
Mas o status de ajudante do intestino não faz justiça à tremenda importância desse trabalhador incansável para o restante do corpo humano. "O órgão é responsável por várias outras funções, como a síntese de diversas proteínas, a produção de fatores de coagulação sanguínea e de substâncias que nos ajudam a neutralizar a ação de agentes agressores, causadores de doenças", explica o hepatologista Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
Como se não bastasse, o fígado ainda conta com muitas outras atribuições. "O órgão também responde pela destruição das hemácias mais antigas, pelo armazenamento e liberação de glicose no sangue e pela produção de colesterol", complementa o hepatologista Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas (SP).
A despeito de cumprir religiosamente com tantos encargos, é sabido que as doenças relacionadas ao fígado se tornam frequentes. Estamos falando das hepatites B e C e das cirroses desencadeadas por abuso de álcool e pelo excesso de gorduras na alimentação. "A gordura acumulada é o que chamamos de esteatose hepática, uma doença que pode evoluir para a inflamação do órgão e para a formação de fibroses que prejudicam seu funcionamento. Essas fibroses podem se transformar em nódulos, caracterizando a cirrose. Assim, aumentam as chances de câncer de fígado", explica a hepatologista Cláudia Oliveira, professora da Faculdade de Medicina da USP.
BEM RELACIONADO
O fígado é um dos cinco órgãos vitais e, para dar conta de seu trabalho, interage continuamente com os demais.
1. O fígado filtra o sangue a uma velocidade de 1,5 litro por minuto e os nutrientes processados pelo órgão são imediatamente enviados para o coração pela veia cava inferior e, de lá, seguem viagem para o restante do corpo, para serem absorvidos onde houver necessidade.
2. Caberá ao fígado, ainda, reconhecer as substâncias tóxicas do sangue - como drogas, venenos, álcool - para, a seguir, catabolizá-las, isto é, quebrá-las em moléculas menores, que poderão permanecer armazenadas no próprio fígado, ou ser excretadas pelos rins, pele ou pulmões.
3. Na vesícula, a bile produzida pelo fígado é armazenada até que o intestino precise dela, para digerir as gorduras e absorver adequadamente as vitaminas A, D, E e K.
4. O fígado é o único órgão irrigado por duas fontes. os nutrientes absorvidos no estômago e intestino delgado chegam até ele pela veia porta. Pela artéria hepática, o fígado recebe oxigênio do sangue, para alimentar suas células.
ACERTE NO CARDÁPIO!
Confira as dicas da nutricionista Fernanda Tínel, da Santa Casa de Misericórdia (SP), para usar a dieta a seu favor. Aposte nestes alimentos:
Verduras, legumes, frutas e cereais integrais. Além de fibras, esses alimentos trazem ao organismo vitaminas e sais minerais que são essenciais para o processo de desintoxicação que ocorre no fígado.
Certas substâncias favorecem a fluidez da bile, facilitando seu transporte para fora do fígado, onde será utilizada no processo de metabolização das gorduras. São elas: colina (encontrada na lecitina de soja e no fígado), a betaína (encontrada na beterraba), a metionina (cereais integrais), a vitamina B6 (nozes, gérmen de trigo, lentilha), ácido fólico (feijão, pão integral, brócolis, tomate e espinafre), vitamina B12 (salmão e ovos).
Outros compostos facilitarão a desintoxicação realizada pelo fígado. É o caso do betacaroteno (vegetais de tonalidade amarelo/alaranjada e verdes-escuro), da vitamina C (frutas cítricas), da vitamina E (óleos de gérmen de trigo ou girassol, oleaginosas, como a castanha-dobrasil, a amêndoa e a avelã) e das vitaminas do complexo B (atum).
(Fonte:  Rita Trevisan - Revista Viva SaAúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário