Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIABÉTICOS DESCONHECEM CAUSAS DE HIPOGLICEMIA

Uma pesquisa inédita realizada no Brasil e na Europa revelou a necessidade urgente de melhora na comunicação entre médicos e pacientes com diabetes tipo 2 sobre a hipoglicemia (nível reduzido de açúcar no sangue). Os resultados mostram que pelo menos um quinto dos pacientes abordados não sabem quais são as causas da hipoglicemia e mais de 50% não entendem o problema.
Ao todo foram entrevistados 200 pacientes e 75 endocrinologistas e diabetologistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, nos meses de março e abril. Na europa, 404 pacientes foram abordados além de outros 250 médicos na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Saulo Cavalcanti lembra que a hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue (glicemia abaixo de 60 mg/dl). Geralmente são ocasionadas por falta de refeições nos horários corretos, por exercícios físicos excessivos ou por doses elevadas de insulina ou medicamentos. Segundo Cavalcanti, a hipoglicemia interfere diretamente na adesão ao tratamento e nas atividades diárias do diabético.
''Ela causa um mal-estar muito grande e até consequências graves como um coma ou danos neurológicos. O número de diagnóstico de diabetes vem aumentando e isso significa que alguma coisa está deixando de ser feita, como por exemplo, mais informação'', alerta.
Durante entrevista realizada pela internet, o bioquímico norte-americano Barry Goldstein explicou que na maioria das vezes o próprio paciente identifica os sintomas e ingere algum alimento com açúcar. Em outras ocasiões acaba necessitando de socorro. ''O valor da pesquisa é justamente esse, fazer um panorama sobre a diabetes e a hipoglicemia porque o desafio no tratamento da diabetes é manter o nível de glicose próximo do normal. Os pacientes têm medo da hipoglicemia e isso pode ter um efeito importante na forma que tratam o diabetes'', diz.
Mais diálogo
A pesquisa aponta ainda que 46% dos médicos brasileiros acreditam que seus pacientes nem sempre informam episódios de hipoglicemia. No Brasil, 88% dos médicos afirmam que gostariam de obter mais informações e recursos para ajudar os pacientes a gerenciar e identificar a hipoglicemia e mais da metade dos pacientes brasileiros (59%) concordam que seria útil discutir sobre o problema com seu médico.
A pesquisa foi realizada pela Kantar Health.

Nenhum comentário:

Postar um comentário